sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O que é conciliação?

É um meio alternativo de resolução de conflitos em que as partes confiam a uma terceira pessoa (neutra), o conciliador, a função de aproximá-las e orientá-las na construção de um acordo. O conciliador deve agir como facilitador do acordo entre os envolvidos, criando um contexto propício ao entendimento mútuo, à aproximação de interesses e à harmonização das relações.

No caso da greve dos professores, veja como funcionou a conciliação:

O governo apresentou proposta de pagar o Piso em 24 vezes, depois modificou para 12 parcelas.

O sindicato queria o pagamento imediato, depois aceitou, coerentemente, o pagamento em dezembro (Piso de 2011) e para abril o pagamento do novo Piso (valor de 2012).

O que se esperava do conciliador? A tentativa de aproximar as duas propostas, fazer uma média entre as duas, ou seja, buscar o entendimento, à justaposição de interesses.

Ao decidir por aceitar a proposta do governo, um lado da querela, abdicou-se da conciliação, a sentença é a imposição de um lado sobre o outro. E pior não serão 12 parcelas e sim 14, pois o prazo inicia em janeiro de 2012. E um detalhe não menos relevante: não há previsão de punição se o governo não cumprir a decisão do conciliador.

Marcelo Carvalho

2 comentários:

EMANUEL M. disse...

Embora eu tenha me posicionado em outro "post" favorável ao retorno da categoria às salas de aula, quero dizer que não "engoli" essa decisão do juiz. Fica claro a quem, como sempre, a justiça desse falido Estado sempre favorece. Se a Assembléia da categoria decidir pela continuidade da greve, acho que devemos ir até às últimas consequências contra esse "governo" déspota e essa justiça de faz-de-conta.

EMANUEL M. disse...

Segundo informações de alguém que fez um comentário no "site" do sintepp, a CNTE está recomendando aos sindicatos acionarem diretamente o STF para cumprimento da Lei do Piso. Será????