Blogosfera

Tour pela blogosfera, o que há de bom pelos blogs das escolas, dos professores e dos NTEs.

Blog do Canário - blog do meu filho (criado e administrado pela Tânia) 

Os sentidos

 

Se você não olhasse, não ouvisse, não sentisse o toque, o cheiro e o gosto do mundo, como saberia que ele existe?
A gente "pega" o mundo com os cinco sentidos. São eles que transmitem ao cérebro uma série de sensações importantes.

Os cinco sentidos são:
Olfato: Tudo que sentimos com o nariz fica sob responsabilidade do olfato. O cheirinho de terra depois da chuva, o bolo assando no forno, o cheiro do remédio e muitos outros.
Visão: É tudo que enxergamos: as cores, as distâncias, os tamanhos, os livros e gibis que lemos, e etc.
Audição: Tudo que ouvimos: a música, os passarinhos, o cachorro latindo, o caminhão passando na rua, a mamãe chamando pra vir almoçar, etc.
Tato: É tudo que podemos tocar com as mãos e com a pele. É com o tato que sentimos se algo é áspero ou liso, duro ou macio, quente ou frio.
Paladar: É responsável por todos os gostos que sentimos pela boca, através da língua. O doce, o salgado, o amargo, o picante, se está frio ou quente...

Blog 

Blog da professora Elza de Tucuruí - aluna do Curso Mídias

VALORES ÉTICOS E SEUS SIGNIFICADOS

Amizade – sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que  geralmente não são ligadas por laços de família ou por atração sexual;
Amor – sentimento que predispõe alguém a desejar o bem a outrem, ou de alguma coisa.
Bom Humor – capacidade de perceber, apreciar ou expressar o que é cômico ou
divertido.
Compaixão - pesar que em nós desperta a infelicidade, a dor, o mal de outrem; piedade, dó, condolência.
Cooperação – ato ou efeito de cooperar. Associação entre duas espécie que, embora dispensável. Traz  vantagens para ambas.
Coragem – bravura em face do perigo, intrepidez, ousadia. Resolução, franqueza, desembaraço.
Disciplina – regime de ordem imposta ou livremente consentida.
Doçura – bravura, suavidade, serenidade, meiguice, ternura.


Blog da professora Helioneth Lisboa - aluna do curso Mídias e futura tutora do Aluno Integrado.

Conheça o plano de ação da S.I da escola Jorge Lopes Raposo (PROJETO @gcom)

PLANO DE AÇÃO SIE - 2010

1.Justificativa
A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional e sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, nós da @g.com, estamos cientes da importância desses novos conhecimentos. Para isso implantamos alguns cursos direcionados aos conhecimentos técnicos que possibilitarão um amplo aprendizado para nossos alunos.

2.Objetivos
2.1 Objetivo geral
Contribuir para a profissionalização dos integrantes da agência de comunicação, por meio de cursos e oficinas voltados para os meios de comunicação social.

2.2 Objetivos especificos
• Conhecer e utilizar o sistema operacional Linux Educacional e outros softwares livres.
• Aplicar os conhecimentos técnicos necessários para possibilitar a elaboração e edição de textos, vídeos, folders, cartaz etc.

3.Conteúdo programático
• Botosetelinux: editor de texto, módulo de apresentações e internet
• Internet: Blog e orkut como ferramentas de comunicação
• Fotografia digital: oficinas de enquadramento, plano e iluminação.
• Rádio escola: produção, edição e transmissão de programa de rádio
• Tv escola: Captação e edição de Imagem, produção de programa e exibição de vídeos
• Cobertura de Atividades Pedagógicas e Culturais


Blog da Maria Ester Carmo Pantoja - memórias do Capim - aluna do curso Mídias





Eu vejo poesia na minha cidade.
Mesmo que outros não vejam.
Eu vejo alegria pulando
na areia da beira do cais.
São os moleques da bola,
que toda tarde vêm brincar.
Eu vejo poesia nos casais de namorados,
que o pôr so Sol vêm admirar.
Eu vejo poesia nos cabelos alvos dos velhinhos,
que vão à igreja rezar.
Eu vejo poesia na ilha
que estou a contemplar.
Eu vejo poesia na canoa que ao longe vai,
levando o pescador a remar. 

Blog da professora Rosangela Pinho Professora - SIE da Escola Renato P. Condurú

Estamos trabalhando com nossos alunos do turno da noite, a disciplina Sociologia, e é claro que, como coordenadora da Sala de Informática da escola que atuo, não poderia deixar de explorar o computador como forma, não somente de um recurso didático, mas também como meio de inclusão digital. Falo isto por que já venho atuando neste sentido e todo ano, me deparo com alunos que nunca haviam utilizado o computador, o que costumamos chamar de analfabetos digital.
Se já não fosse uma boa ferramenta para discutir vários temas que trabalhamos em sala de aula, já estaríamos satisfeitos por viabilizarmos o acesso destes alunos a tal equipamento.
Por isto, criamos o blog dialogandosociologia.blogspot.com, que já está completando 2 anos e que nos motiva a contunuarmos tentando explorar as habilidades de nossos alunos.

Blog do Professor Francisco Oliveira, de São Sebastião da Boa Vista



Desde 2004 a escola Emmanoel Lobato oferta o ensino médio em um convênio realizado pela prefeitura municipal de São Sebastião da Boa Vista e o governo do estado do Pará. Este ano o professor Carlos Alberto Ferreira Vieira, que trabalha, entre outras, a disciplina física, desenvolveu um projeto denominado -Olhando as estrelas- sobre astronomia. Uma das etapas do referido projeto (que ainda está em execução) consistia na visita de um técnico do planetário (Ozimar Costa da Silva) à escola, o que ocorreu nos dias 30 e 31 do mês de março. A última parte acontecerá possivelmente no mês de junho quando uma equipe da escola composta na sua maioria por alunos do SOME – Sistema de Organização Modular de Ensino – irá visitar o planetário na cidade de Belém, capital do estado. Acredita-se que esta ação terá uma ótima repercussão junto à comunidade escolar, pois a visita do planetarista agradou a todos desde os funcionários aos alunos. No dia 30/03 o técnico fez uma palestra com professores do pólo do qual a escola é sede. Os comentários foram os melhores possíveis, pois alguns professores falaram que muitas dúvidas sobre fenômenos que ocorrem em função dos movimentos da Terra e com influência da lua foram esclarecidos.