Reestruturação Física dos Núcleos Tecnológicos Educacionais – NTE’s
Hoje a estrutura física básica dos NTE’s se compõe de dois laboratórios com onze máquinas em cada, uma sala de apoio a pesquisa dos professores multiplicadores com seis equipamentos e uma sala de servidor, além dos 10 equipamentos recentemente recebidos pelos NTE’s, totalizando aproximadamente por NTE 41 maquinas. Com a implantação de laboratórios nas escolas da rede estadual não faz mais sentindo os NTE’s como estruturas isoladas das unidades regionais ou escolares, centralizando um numero significativo de equipamentos. A proposta a ser considerada é que se insira dentro do quadro das Unidades Regionais de Educação, uma equipe de professores com especialização em informática Educativa que venham a dar suporte técnico/pedagógico as escolas informatizadas sob a jurisdição da URE, com a responsabilidade de acompanhar as ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas que possuem laboratório de informática, objetivando o uso das tecnologias na educação; executando ações de capacitação continuada; avaliando e assessorando as unidades escolares. Sendo assim, as estruturas físicas dos NTE’s passam a deixar de existir enquanto estruturas desvinculadas das Unidades Regionais, passando cada URE a ter sua equipe técnica /pedagógica na área de informática educativa com o fim de atender a demanda das tecnologias aplicada na educação. O Estado passaria a ter nas 19 URE’s equipes responsáveis pela disseminação do uso da tecnologia enquanto recurso pedagógico, que atuarão dentro dos laboratórios das escolas, prestando permanentemente através de um cronograma previamente elaborado pela URE/NTE, e aprovado pela coordenação pedagógica de tecnologia central da SAEN, assessoramento e capacitação continuada aos professores das disciplinas que desenvolvem suas atividades no laboratório de informática educativa. Passando os professores multiplicadores dos NTE’s a desenvolverem suas atividades nos laboratórios das escolas, compartilhando o espaço dos mesmos, e quando for necessária ação de capacitação continuada para a rede de ensino, prioritariamente devem ser desenvolvidas dentro das unidades escolares informatizadas, para que se atenda um numero maior de professores em serviço.
Proposta de Localização Física dos NTE’s
1- NTE/ Belém – PA 01: End: Av. Almirante Barroso, nº 3107, Bairro do Marco, CEP: 66610-830.
Localizado nas dependências da Escola Estadual Profª Albanizia de Oliveira Lima, passaria a integrar o quadro geral da Diretoria da Área Metropolitana para suporte as capacitações desenvolvidas pela SEDUC.
2- NTE/ Marabá PA 02: Folha 13-Quadra Especial CEP 65.500- 210 Nova Marabá.
Localizado dentro da Escola Estadual CAIC Rio Tocantins passaria a integrar o quadro da 4ª URE, devendo ser remanejado o laboratório para uma escola central, facilitando assim o deslocamento dos professores, quando da necessidade de capacitação.
Sugestão: Quanto ao espaço hoje existente seria adequado para a escola Rio Tocantins, e os equipamentos existentes remanejados para outras escolas, ficando três equipamentos na URE para suprir a necessidade de pesquisa dos professores multiplicadores quando não estiverem atuando nas escolas.
3- NTE/ Santarém – PA 04: End:Av. Curuá Una, S/N CEP:68020-6 Localizado na URE de Santarém, permanecendo a estrutura para suporte as ações da SEDUC.
Sugestão: Deverá haver remanejamento de alguns equipamentos do local para laboratórios de escolas.
4- NTE/ Altamira PA 05: End: Av. Tancredo Neves, 2954 PREMEM CEP: 68370-000.
Localizado na Escola Estadual Polivalente de Altamira, passaria a integrar a 10º URE.
Sugestão: Quanto ao espaço hoje existente seria adequado para a escola, e os equipamentos existentes remanejados para outras escolas, ficando três equipamentos na URE para suprir a necessidade de pesquisa dos professores multiplicadores quando não estiverem atuando nas escolas.
5- NTE/ Redenção PA 07: End: Av. Marechal Rondon, nº 1100 CEP: 68500-000.
Localizado no mesmo terreno da Escola Estadual Palma Muniz, com prédio próprio tem como proposta ser transformado em um Centro de Informática, para atendimento da comunidade através de cursos de micro informática, desenvolvimento de projetos educacionais, atendendo as escolas que não possuem laboratórios. Devendo ser lotado um professor coordenador para gerenciar o Centro. Os professores que atuam hoje no NTE permaneceriam com lotação de 200 horas com as vantagens do magistério atuando no Centro.
Sugestão: Com a nova proposta responderia pelo NTE da região a 15º URE no Município de Conceição do Araguaia, para onde seriam transferidos 3 equipamentos para atender a equipe de professores multiplicadores que surgira na lotação da URE, e as atividades pedagógicas serão desenvolvidas nos laboratório das escolas .
6- NTE/ Bragança PA 08:End: Rua Oliveira Pantoja, s/n-Trevo CEP: 68600-000.
Localizado dentro da Escola Estadual CAIC Rio Caeté, passaria a integrar o quadro da 1ª URE, onde as atividades do NTE seriam compartilhadas com o laboratório da escola, quando houvesse necessidade.
Sugestão: Quanto ao espaço hoje existente seria adequado para a escola, e os equipamentos existentes remanejados para outras escolas, ficando três equipamentos na URE para suprir a necessidade de pesquisa quando os professores multiplicadores não estiverem atuando nas escolas.
7- NTE/ Benevides PA 09: End; Av. João Fanjás c/a Al. João Rossy s/n CPF: 68795-000 Localizado em prédio próprio será transformado em um Centro de Informática, para atendimento da comunidade através de cursos de micro informática, desenvolvimento de projetos educacionais atendendo as escolas que não possuem laboratórios. Devendo responder pela administração do Centro um professor coordenador lotação na Unidade 23. Os professores que atuam hoje no NTE permaneceriam com lotação de 200 horas com as vantagens do magistério atuando no Centro.
Sugestão: Com a nova proposta responderá pelo NTE da região a 11º URE no Município de Santa Isabel, para onde serão transferidos 3 equipamentos para atender a equipe de professores multiplicadores que surgirá na lotação da URE, e suas atividades pedagógicas serão voltadas para as escolas com laboratórios.
8-NTE/ Castanhal PA 10: END: 8ª URE Tv. Nonato Vasconcelos s/n CEP: 68745-000
Localizado no prédio da URE de Castanhal permanecerá para suporte as ações da SEDUC, necessidade de redefinição do espaço do NTE e adequação dos novos espaços.
9-NTE/ TUCURUI PA 11: Av. 7 de Setembro, s/nº Centro CEP: 68458-000
Localizado dentro da Escola Estadual Raimundo Ribeiro passaria a integrar o quadro da URE, onde as atividades do NTE seriam compartilhadas com o laboratório da escola, quando houvesse necessidade. A URE receberá 3 equipamentos para suprir a necessidade de pesquisa e planejamento das atividades junto às escolas.
Documento elaborado pela SEDUC, no ano de 2005, citado originalmente no meu trabalho de conclusão de curso na Especialização em Tecnologias em Educação pela PUC-RIO.
Marcelo Carvalho
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