segunda-feira, 7 de novembro de 2011

No Pará lei é potoca (II)

O desrespeito às normas legais começa nas coisas simples, como não parar no sinal fechado ou não observar a preferência do pedestre na faixa, tal desobediência em muitos casos é fatal.

Tão fatal quanto jogar lixo nas vias públicas e nos bueiros e provocar enchentes e alagamentos. Tão fatal quanto desviar recursos públicos da educação, saúde, segurança etc.

Podemos cobrar dos cidadãos comuns, nos incluir no problema e fazermos grandes reflexões e especular por que o cidadão comum não obedece às leis, as regras da cidadania.

Mas prefiro outro caminho. Acho que o exemplo deve vir de cima e como uma boa influência, como um contágio, chegar aos de baixo. Falo que quem deveria dar exemplo de observação das leis é o governante e a classe política. E do bom exemplo deles haveria a disseminação do bem.

Seria assim:

Os deputados da ALEPA deveriam aprovar a CPI e passar o legislativo a limpo, punindo todos os culpados e devolvendo cada centavo desviado dos cofres públicos;

O judiciário faria julgamentos justos, considerando elementos técnicos e sociais e ainda expurgaria os “bandidos de toga”;

E por fim nosso estimado governador cumpriria a legislação, aplicaria os recursos sem desvios, sem corrupção e pagaria o Piso aos professores.

Seria a corrente do bem!

Do topo da hierarquia para base, citando uma frase militar: a palavra convence; o exemplo arrasta!

Mas se isso não acontece, não podemos reclamar do cidadão que não para no sinal vermelho, do comerciante que não emite nota fiscal, de quem joga papel no chão e dos professores que não acatam uma decisão judicial... Se não há bons exemplos, resta o vale tudo, a lei do mais forte e do mais esperto.

Marcelo Carvalho

Um comentário:

EMANUEL M. disse...

Jamais imaginei que nos depararíamos como uma situação como essa, ao ponto que chegou, a máscara deles começa a cair então.

É um absurdo esse momento negro que o Estado do Pará vivencia, total inversão de valores e nós sendo "governados" por foras-da-lei, como diria um famoso humorista brasileiro: "IMPRESSIONANTE!"