domingo, 3 de abril de 2011

Blog do professor Ary Nemer

Está no blog do professor Ary, um resumo da reunião realizada na SEDUC entre professores e o Secretário Adjunto de Gestão:

Reunião com o Secretário Adjunto de Gestão

Redução de carga horária nos Espaços pedagógicos:
Na quinta-feira, dia 31/03/11, uma comissão de professores esteve na Seduc para uma reunião agendada, pelo Deputado Edilson Moura, com o secretário adjunto de gestão, Waldecir Costa, para tratar da redução de carga horária dos  professores lotados nos espaços pedagógicos. Após a professora Sil-lena expor a preocupação dos professores com relação ao fato, o secretário adjunto tentou justificar a redução utilizando outros termos.
Continue lendo aqui

Depois de ler o relato do professor Ary Nemer, fiquei com as seguintes dúvidas:

- 36 h são destinadas à HP (hora pedagógica). Em qual documento da SEDUC está regulamentada esta HP?
- Apenas os professores dos espaços pedagógicos estão obrigados a cumprir HP?
- Fechar os espaços pedagógicos um dia na semana? O professor é que terá que negociar com a direção da escola? E se a direção não aceitar, já que é uma negociação?
- Erro na lotação????

Opinião: a mobilização dos professores já conquistou algumas vitórias. A proposta original era lotar os professores apenas com 100 h e perda de 50 h. Agora já estão falando em 120 h para os professores, o que representará perda de 30 h, que poderá ser recuperada por eles ao assumirem uma ou duas turmas na disciplina a qual leciona.
Os professores farão a recuperação de seu salário e, provavelmente ,ficarão com 120 horas-aulas nos espaços pedagógicos e 80 horas ministrando aulas da sua disciplina. Assim, manterão suas 200 h, que é a carga-horária regular cumprida pelos professores.

Porém,  quem irá recuperar o dia de acesso  negado? O dia em que os espaços pedagógicos ficarão fechados à comunidade escolar.

Marcelo Carvalho

2 comentários:

Blog do Roberto Martins disse...

Fala Marcelo,
Essa questão me chamou a atenção!
Apenas os professores dos espaços pedagógicos estão obrigados a cumprir HP?

É o secretário dizendo que existe HP na SEDUC, logo, todos os professores deverão cumprir HP, principalmente nossos colegas de sala de aula.
Meu raciocínio é:Pela presunção da igualdade, todos os professores deverão cumprir HP.Caso contrário, a SEDUC não tem uma política definida, não somente para os espaços pedagógicos, mas para a educação como um todo.

Roberto Martins

Marcelo Carvalho disse...

Concordo plenamente!

Não é possível institucionalizar a injustiça e a distinção entre os professores.

Se existe HP ela deve ser cumprida de forma igual por todos.

Marcelo Carvalho