segunda-feira, 18 de abril de 2011

Campanha Nacional Criança Não é de Rua será lançada em Belém


Crianças e adolescentes chamam a atenção da população belenense nesta quarta-feira (20) fazendo uma caminhada no centro comercial de Belém (PA), a partir das 8h, com saída da Praça Waldemar Henrique. O evento marca o lançamento da Campanha Nacional Criança Não é de Rua, que tem por objetivo sensibilizar, sobretudo, o Poder Público para a criação de políticas públicas com a finalidade de tirar meninos e meninas das ruas. A manifestação conta com a participação de várias organizações não-governamentais e tem como ponto de chegada o prédio da Prefeitura Municipal de Belém, o Palácio Antônio Lemos.

Desde 2005, a campanha acontece no Brasil. Iniciou em Fortaleza, no Ceará, mas atualmente é realizada em várias cidades brasileiras: Boa Vista (RR), Carangola (MG), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Nova Iguaçu (RJ), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), Teresina (PI).

Na Região Norte, o Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum-DCA) é o principal articulador da ação. Segundo Nazaré Sá, representante do Instituto Universidade Popular (Unipop), uma das ONGs que compõem o Fórum-DCA, a campanha pretende chamar a atenção de toda a sociedade para assegurar, juntamente com a família, os direitos dos menores de 18 anos, conforme está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Ela diz que a manifestação também é uma forma de divulgar mais o ECA, porque, prestes a completar 21 anos no próximo mês de julho, ainda há um grande desconhecimento sobre a Lei e a sua aplicação. Entre as organizações envolvidas na mobilização da campanha em Belém estão o Projeto Arca (Assistência e Recuperação de Crianças e Adolescentes), o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (COMDAC).
 
Serviço
Assunto: Lançamento “Campanha Criança Não é de Rua”
Data: Quarta-feira (20/04/2011)
Local: Praça Waldemar Henrique, Boulevar Castilho França, com Av. Assis de Vasconcelos, Centro Comercial de Belém
Contato: Fórum-DCA, Nazaré Sá, (91) 8357-7274 ou 9123-9131; e projeto Arca, Kleber Melo (91) 8886-8539

Texto enviado por Edna Nunes (Assessoria de Comunicação da Unipop)

Marcelo Carvalho

Nenhum comentário: