quinta-feira, 7 de abril de 2011

Mídias na Educação - a resposta

Ontem fiz uma postagem na qual apresentava alguns questionamentos sobre a descontinuidade do curso Mídias na Educação, no texto explicitei a decepção dos alunos.

Hoje encontrei uma resposta, está nos blogs dos NTEs Ananindeua, Castanhal e Redenção.

As informações foram repassadas pelo professor Otacílio Filho (otacilio@ufpa.br) para a professora Denise Mesquita (denisetmesquita@gmail.com), coordenadora do curso pela SEDUC.

Infelizmente é uma resposta vaga, não atende aos anseios dos alunos e fala em expectativa de iniciar, ou melhor, re-iniciar o curso no 2º semestre de 2011.

Para relembrar: 

O curso Mídias na Educação foi ofertado pela UFPA em 2006 (1ª oferta),  em 2007 (2ª oferta) e em 2008 (3ª oferta). Em 2009 os alunos da 1ª oferta defenderam a monografia, concluíram o curso e obtiveram o título de especialistas em Mídias na Educação.

Os alunos da 2ª e 3ª oferta já concluíram os ciclos básicos e intermediários, falta apenas o ciclo avançado (180 h). Devido a paralisação do curso este já dura mais que um curso de doutorado.

Diz o ditado popular que se conselho fosse bom, ninguém daria... Mas darei um conselho, algo que poderia ser feito para superar o impasse interno da UFPa e concretizar o desejo dos alunos pela continuidade do curso e sua conclusão, quem sabe, ainda em 2011.

O secretário de Educação poderia convocar uma reunião com o representante do Ministério da Educação (o MEC é quem financiou o curso), o reitor da UFPa,  o representante da FACOM, a presidência da UNDIME (parceira da implementação do curso) e o próprio secretário. Na reunião a SEDUC poderia expor a importância do curso para a rede pública de ensino, a importância de efetivar a formação continuada dos professores e também os investimentos já realizados no curso.
Acredito que esta reunião poderia resolver o impasse e aprovar a regulamentação do curso de especialização em Mídias na Educação nas instâncias internas da UFPa.

Lógico que esta reunião só acontecerá se a atual gestão da SEDUC realmente acreditar que a formação continuada dos professores é uma prioridade e também reconhecer que os alunos possuem o direito de concluir o curso iniciado.
Abaixo transcrevo um trecho do texto-resposta, publicado no blog do NTE Redenção:


"Finalmente notícias sobre o Curso: recebi email enviado pelo prof. Otacilio Filho, coordenador da especialização do Curso Mídias na UFPA, informando que a expectativa para início da especialização do Curso Mídias é, infelizmente, para o segundo semestre de 2011".

Leia o texto original AQUI

Marcelo Carvalho

Nenhum comentário: