sexta-feira, 22 de abril de 2011

Filme 3D



Ontem, fui ao cinema, programa  com a família,  Gabriel queria assistir a animação Rio, na versão em 3D.
Não vou tecer comentários sobre o filme, fica para outra oportunidade. Quero me deter no formato 3D. Acho que todos sabem que para assistir um filme com esta tecnologia é preciso usar um óculos especial.
A palavra óculos, segundo o dicionário, é o plural de óculo. Óculos s.m. pl. Conjunto de duas lentes para compensar defeitos visuais, montado em armação própria com duas hastes que se prendem às orelhas.
Portanto, a palavra óculos traz consigo a ideia de dois olhos e é aí que começa o problema, ou pelo menos, o meu problema. Tenho visão tecnicamente classificada como monocular, ou seja, enxergo apenas com um olho, o lado esquerdo. Como consequência não consigo enxergar o efeito 3D.
A Wikipédia tem a seguinte explicação para a tecnologia 3 D:
Filme 3D é um filme no qual as imagens são codificadas de forma a dar ao espectador a ilusão de uma terceira dimensão espacial.
Mas não é tão simples, tudo depende de ilusões de ótica para criar cenas panorâmicas e com profundidade ou objetos que parecem saltar da tela. Os humanos têm visão binocular, ou seja, cada olho enxerga uma imagem diferente e o cérebro as combina em uma única imagem. O cérebro utiliza a sutil diferença angular entre as duas imagens para auxiliar na percepção de profundidade.

Num par de óculos 3-D, cada lente é polarizada de forma diferente. Em alguns óculos, existe uma diferença de 90 graus na polarização. Outros utilizam diferentes alinhamentos de polarização circular. A tela é especialmente desenvolvida para manter a polarização correta quando a luz do projetor é refletida.

Vou esperar a tecnologia avançar, tanto a tecnologia cinematográfica, talvez inventem um tela com capacidade de projetar imagens com efeitos em 3D para os que tem visão monocular ou a tecnologia aplicada à medicina, quem sabe não inventam um tratamento para recuperar minha visão direita, falo da visão física, pois a política continuará de esquerda.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Filme_3D
Imagem: Google

Marcelo Carvalho

Nenhum comentário: