quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Vídeo inspiração para os professores blogueiros

Em 2009, trabalhei no NTE Belém, naquele ano desenvolvemos muitos projetos no núcleo, ação em equipe, cada um buscou dar o seu melhor.

A equipe do NTE formada por 5 bolsistas e 10 professores multiplicadores além de ministrar cursos e oficinas produzia tutoriais e apostilas sobre o Portal do Professor, plataforma e-proinfo, Audacity, Objetos de Aprendizagem de Física e Matemática etc.

Um projeto em especial, o EDUCAREDE nos embalou, nos mobilizou e nos mostrou que o caminho para a elaboração de bons projetos era o diálogo com os professores das escolas, em especial os lotados nas sala de informática educativa - SIE.

Dedicamos todo o 2º semestre de 2009, para o planejamento e execução das oficinas e do assessoramento pedagógico aos professores das SIE e para os demais integrantes das escolas que aderiram à proposta do NTE.

No decorrer do percurso outro projeto interessante foi incorporado ao trabalho desenvolvido no portal educarede, foi o NAVEGATUBE, concurso que estimulava os alunos e professores a produzirem vídeos nas escolas públicas.

A equipe do NTE e em especial a professora Rosistela Oliveira, assessorou um grupo de professores e alunos da Escola Tenoné, e o trabalho foi premiado, o vídeo Caminhos da Cultura no Tenoné foi o vencedor do concurso NAVEGATUBE.

Também se destacaram as professoras Maria do Carmo e Anilza Brasil, com trabalhos significativos das escolas Magalhães Barata, Augusto Montenegro, Paulo Fontelles e D. Alberto Ramos (para citar apenas algumas).

No final, o resultado superou todas as nossas expectativas, nossa participação no EDUCAREDE foi excelente! Com apoio da UFPA foi confeccionado um banner com trabalho de cada escola e estes ficaram expostos no NTE, como forma de reconhecimento do empenho e dedicação das escolas e também para inspirar outros projetos inovadores.

Para comemorar, editamos um vídeo, queríamos deixar registrado o trabalho, socializar nossa alegria e sentimento de dever cumprido. Hoje encontrei o vídeo no you tube, confesso que olhando-o criticamente, ele é bem ruinzinho esteticamente sofrível, minha voz nervosa chega a agredir os ouvidos e sem falar nos vícios de linguagem... Ainda bem que não dependo deste oficio para sobreviver!

Mas o vídeo tem valor documental, nos conta uma história recente, acho que serve de inspiração para o grupo dos professores blogueiros, ideia que estamos amadurecendo e que pretende realizar projetos pedagógicos para serem aplicados nas escolas públicas em que atuamos.

E também nos coloca alguns temas para debate, como por exemplo:

- Quais os projetos os NTEs estão desenvolvendo nas escolas? 

- O que aconteceu com o NAVAGATUBE? Foi Extinto? Tiraram o site do ar? (http://www.navegatube.pa.gov.br/)

- E o EDUCAREDE? As escolas continuam participando?

Caso queira assistir o vídeo, clic no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=PkmLbFATXKo

Marcelo Carvalho

2 comentários:

EEEFM Prof José Valente Ribeiro disse...

Amigo Marcelo. Trabalho na Escola José Valente Ribeiro e aqui temos o navega. Porém temos equipamento WI-FI e uma coneção IP conect pronta para funcionar o problema é que não consigo configurar o modem (colocar IP, mascarfa, e DNS) gostaria que alguém me desse uma dica pois a SEDUC nada faz e a Oi diz que não é com ela.
jcarpinto@htmail.com

Marcelo Carvalho disse...

Professor José Carlos,

Pelo que sei a SEDUC cancelou o contrato com a FADESP, empresa responsável pela manutenção da área de informática.

Por este motivo este serviço está precário, são várias escolas com problemas de conexão com internet e com os computadores.

Acho que como é um problema de configuração da rede sem fio, algo simples, meu conselho é que procure o professor Jorge Andrade, do NTE Belém (Alm. Barroso), embora não seja função dele, creio que poderá resolver o problema, ele é muito competente.

Um abraço,

Marcelo Carvalho