A publicidade cada vez mais sofisticada nos convence a consumir de tudo, inclusive consumir a própria publicidade, tanto que um bom passa tempo é assistir filmes publicitários, alguns são obras-primas.
É certo que também tem muita publicidade desleal, apelativa, abusiva, desagradável...
Um bom exemplo da publicidade ruim, são os comerciais de cerveja, sempre mostrando mulheres quase nuas... A fórmula já está desgastada. Ainda como mau exemplo temos os comerciais de automóveis que fazem a associação de velocidade com poder, as consequências vemos todos os dias nas ruas e avenidas, centenas de acidentes por excesso de velocidade.
Navegando na internet, encontrei uma propaganda de cerveja que ousou na forma e no conteúdo, apenas no final do filme que o expectador descobre tratar-se de um anúncio de cerveja.
Bem que as marcas brasileiras poderiam buscar inspiração no exemplo nipônico, acho que o público agradeceria.
Para completar esta postagem indico outro filme, um comercial de chocolate, também, inusitado, só no final do filme que a mensagem de consumo é apresentada ao expectador.
É certo que o objetivo de toda a publicidade é incentivar o consumo, porém, algumas fazem isto de forma sutil, discreta, respeitam a sensibilidade e inteligência do público.
Marcelo Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário