1.
Roteiro interpretativo:
• Quem (personagens centrais): alunos (Laranjinha e Acerola, entre outros / a maioria moradores da favela) e a professora.
• O quê (conteúdo): história de Independência do Brasil, que só ocorreu porque a família real portuguesa foi para o Brasil ao fugir da invasão do território português, comandada por Napoleão Bonaparte (versão tradicional).
• Como (como acontece o aprendizado): o aprendizado acontece de maneira mecânica; a função da professora era só de transmitir conhecimentos, não se importando com o interesse dos alunos, suas opiniões, ou seus problemas do cotidiano. Apenas eram enfatizadas as informações do fato para garantir a memorização do conteúdo.
•Onde (lugar da aprendizagem): escola pública
da periferia.
• Por quê (objetivo da aprendizagem): levar o aluno a acumular armazenar /informações. A preocupação é mais com a variedade e quantidade de noções conceitos / informações que com a formação do pensamento reflexivo.
2. Aprendentes:
•Quem são: alunos de escola pública da periferia.
•De onde vêm: de comunidades carentes, a maioria de
favela.
•Escolaridade: alunos do ensino fundamental (6° ao 9°
ano / indefinido).
•Nível socioeconômico: oriundos de famílias de baixa renda.
•Tipo de personalidade: em formação. Apresentam certa
agressividade na fala, são espirituosos, aprendem a conviver
cedo com o cotidiano do local onde moram, realidade marcada por: violência,
drogas, responsabilidades, morte , etc.
3. Professor:
•Quem é: professora de escola pública da periferia.
•Experiência: somente focada no ensino tradicional.
•Filosofia de educação do prof. : Representa a escola na visão
tradicional. Detém o poder decisório quanto a metodologia, conteúdo, avaliação,
forma de interação na aula, etc. Embora utilize recursos tecnológicos ditos
modernos.
•Tipo de personalidade do prof : é rígida, objetiva, pouco paciente e criativa; prima pela imitação, obediência,
repetição por parte dos alunos.
•O que o prof deve ensinar e os alunos
aprender: somente o conteúdo
determinado pelo currículo escolar, conteúdo da história tradicional, factual.
4. Observações:
A professora é a agente e
os alunos são ouvintes. O trabalho continua mesmo sem a compreensão dos alunos;
a classe fica isolada e a tendência é de tratar todos igualmente, não há espaço
para a individualidade e nem para o compartilhamento de visões de mundo. Evidência
a concepção de ensino centrado no professor.
O recurso tecnológico é
apenas um acessório, não há inovação de procedimentos metodológicos.
5. Caro leitor o que mais
pode ser percebido no roteiro do filme, comente, deixe sua colaboração!
Roteiro
original: Denni Baía, Glorimar Pereira, Kleyseanne Lopes e Tânia Sanches
Adaptação: Marcelo Carvalho
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