quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Cidade dos Homens: A Coroa do Imperador - Parte 1


1.      Roteiro interpretativo:

• Quem (personagens centrais): alunos (Laranjinha e Acerola, entre outros / a maioria moradores da favela) e a professora.

• O quê (conteúdo):
história de Independência do Brasil, que só ocorreu porque a família real portuguesa foi para o Brasil ao fugir da invasão do território português, comandada por Napoleão Bonaparte (versão tradicional).

• Como (como acontece o aprendizado): o aprendizado acontece de maneira mecânica; a função da professora era só de transmitir conhecimentos, não se importando com o interesse dos alunos, suas opiniões, ou seus problemas do cotidiano. Apenas eram enfatizadas as informações do fato para garantir a memorização do conteúdo.

   •Onde (lugar da aprendizagem): escola pública da periferia.

   • Por quê (objetivo da aprendizagem): levar o aluno a acumular armazenar /informações.  A preocupação é mais com a variedade e quantidade de noções conceitos / informações que com a formação do pensamento reflexivo.


   2. Aprendentes:

Quem são: alunos de escola pública da periferia.
De onde vêm: de comunidades carentes, a maioria de favela.
Escolaridade: alunos do ensino fundamental (6° ao 9° ano / indefinido).
Nível socioeconômico: oriundos de famílias de baixa renda.
Tipo de personalidade: em formação. Apresentam certa agressividade na fala, são espirituosos, aprendem a conviver cedo com o cotidiano do local onde moram, realidade marcada por: violência, drogas, responsabilidades, morte , etc.

  3.  Professor:
Quem é: professora de escola pública da periferia.
Experiência: somente focada no ensino tradicional.
Filosofia de educação do prof. : Representa a escola na visão tradicional. Detém o poder decisório quanto a metodologia, conteúdo, avaliação, forma de interação na aula, etc. Embora utilize recursos tecnológicos ditos modernos.
Tipo de personalidade do prof : é rígida, objetiva, pouco paciente  e criativa; prima pela imitação, obediência, repetição por parte dos alunos.
O que o prof deve ensinar e os alunos aprender: somente o conteúdo determinado pelo currículo escolar, conteúdo da história tradicional, factual.

4. Observações:
A professora é a agente e os alunos são ouvintes. O trabalho continua mesmo sem a compreensão dos alunos; a classe fica isolada e a tendência é de tratar todos igualmente, não há espaço para a individualidade e nem para o compartilhamento de visões de mundo. Evidência a concepção de ensino centrado no professor.
O recurso tecnológico é apenas um acessório, não há inovação de procedimentos metodológicos.

5. Caro leitor o que mais pode ser percebido no roteiro do filme, comente, deixe sua colaboração!

Roteiro original: Denni Baía, Glorimar Pereira, Kleyseanne Lopes e Tânia Sanches

Adaptação: Marcelo Carvalho

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