quarta-feira, 25 de maio de 2011

De novo, outra vez...

No dia em que os Deputados Federais aprovaram o "novo-velho Código Florestal, que é um verdadeiro prêmio aos latifundiários, madeireiros e demais destruidores da floresta, no Pará, a história real,  mostra sua face. A velha forma de silenciar os que lutam em defesa da reforma agrária e do uso sustentável dos recursos naturais.

O inacreditável foi ver Aldo Rebelo fazendo o mesmo discurso de Kátia Abreu, ele do PC do B e ela do Dem.  No minimo, é uma aliança política estranha.

Espero que o Senado faça as devidas correções ou então caberá a presidenta Dilma, vetar os absurdos votados por nossos congressistas.

Assassinato e barbárie na floresta

O casal José Claudio Ribeiro, e dona Maria do Espírito Santo, foram assassinados nessa manhã em Nova Ipixuna. Esse é mais um crime brutal que ocorre no sul do Pará. Eles teriam sofrido uma emboscada, na área do assentamento. Zé Claudio, atento às ameaças, buscava sempre evitar repetir caminhos para chegar até a cidade. Integrantes do Conselho Nacional dos Seringueiros, eles eram marcados para morrer.

O crime teria ocorrido, segundo informações preliminares da Comissão Pastoral da Terra de Marabá, por volta das 7h30 desta terça-feira. “Assassinaram o José Claudio e a Dona Maria. Esse crime não pode ficar impune” disse, por telefone, o advogado da CPT José Batista, que estava indo até o local para acompanhar as investigações, laudos, exames e fatos que possam ser importantes para o esclarecimento do caso.

Continue lendo...Aqui

Fonte: http://www.cartacapital.com.br

Marcelo Carvalho

2 comentários:

Profª Fátima Spinelli disse...

Profª Fátima

Infelizmente este é mais um caso de brasileiros(paraenses) que lutam pela natureza, em especial pela floresta, para que ela deixe de ser explorada de forma desordenada, abrupta e degradada apenas para satisfazer aos madeireiros, que não estão em nenhum momento preocupados em preservar a natureza, da qual eles estão sendo beneficiados. Por esses e outros motivos é que estão querendo fazer a divisão territorial do estado do Pará, o que torna mais interessante é que são pessoas vindas de outros estados do país com o desejo de ver as terras sendo divididas e apoiados por políticos que visam seus próprios interesses.

Marcelo Carvalho disse...

Olá Fátima,

Que bom lhe reencontrar aqui no blog.

O Pará parece que ainda não entrou no século XXI, ainda recorre-se, com uma frequência espantosa, a foça bruta para resolver conflitos.

Em países desenvolvidos a Reforma Agrária foi feita no séc. XIX ou em meados do séc. XX.

O Brasil não fez a opção pela reforma agrária, aqui os latifundiários mandam desde os tempos coloniais e são eles quem escrevem as leis, veja o caso do código florestal.

Quantos mandantes de crimes agrários foram condenados e presos no Pará?

A impunidade é a regra!

Um abraço,

Marcelo Carvalho