sexta-feira, 13 de maio de 2011

Aluno Intergrado 2011 - Oportunidade para alunos da escola pública

A Universidade Federal de Goiás, por meio do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais - LabTime e apoio do Ministério da Educação/MEC e Secretaria de Ensino Básico/SEB, está ofertando 10.000 (dez mil) vagas, do Curso Aluno Integrado: Qualificação em Tecnologia Digital, para alunos do ensino médio, devidamente matriculados em qualquer escola da rede pública de ensino do Brasil.

Este curso é gratuito e será ofertado na modalidade a distância, pela internet, com carga horária de 180 horas e certificado pela Universidade Federal de Goiás. O ambiente virtual de aprendizagem utilizado para este curso será o e-Proinfo disponível em:

http://e-proinfo.mec.gov.br

Se você é aluno de escola pública, está cursando o ensino médio e tem interesse em complementar sua formação básica e a qualificação profissional na área de tecnologia digital, inscreva-se.


Requisitos para Inscrição

  • 1 - Estar devidamente matriculado em escola da rede pública de ensino e cursando o ensino médio;
  • 2 - Ter acesso a um computador para estudo do conteúdo;
  • 3 - Ter disponibilidade de 1 a 2 horas diárias de estudo;
  • 4 - Acessar a internet, em média 4 horas semanais;
  • 5 - Enviar documentos pessoais e comprovante de matrícula de escola da rede pública que comprovem estar devidamente matriculado no nível médio.

Objetivos do curso

O curso permitirá que os alunos aprovados tenham condições de apoiar os professores na utilização dos laboratórios de informática em suas escolas, além de preparar os alunos para o mercado de trabalho. Com o curso esses alunos podem candidatar-se a vagas em empresas de tecnologias ou trabalhar de forma autônoma com configuração e montagem de computadores.

Conteúdo Programático  

O curso Qualificação em Tecnologia Digital está organizado em quatro módulos: Introdutório, Hardware, Sistemas Operacionais e Manutenção de Computadores, totalizando uma carga horária de 180 horas.

Módulo 1 - Introdutório (20 horas): Focaliza alguns aspectos considerados relevantes para o aluno que se propõe a participar de curso desenvolvido a distância. Nesse sentido, tem como proposta discutir aspectos gerais sobre as temáticas: Educação a Distância, Sociedade em rede e Evolução da Informática.

Módulo 2 - Hardware (60 horas): Aborda os conceitos e fundamentos relacionados a alguns modelos de computadores modernos e seus principais componentes e processos. Este módulo é composto pelas unidades: Introdução ao Hardware, Processador, Memória RAM, Componentes Gráficos e Barramentos.

Módulo 3 - Sistemas Operacionais (60 horas): Desenvolvido no sentido de favorecer que o aluno entenda a interação entre o hardware e o sistema operacional, perceba as diferenças existentes entre os diversos sistemas operacionais, e que seja capaz de destacar as vantagens de se optar por determinado sistema, em detrimento de outro. Este módulo é composto pelas unidades: Introdução aos Sistemas Operacionais, Gerenciamento de Processos, Gerenciamento de Memória, Gerenciamento de Arquivos, História dos Sistemas Operacionais e , Sistemas Operacionais Modernos.

Módulo 4 - Manutenção de computadores (40 horas): Oferece uma discussão a respeito dos procedimentos e posturas preventivas como uma das estratégias para manutenção de computadores. As unidades deste módulo são: Adote uma postura preventiva, Upgrade de componentes, Resolução de problemas de hardware e Erros típicos de montagem.

Cronograma do Curso

  • 03/05/2011 a 20/05/2011 - Pré-inscrição dos alunos interessados em realizar o curso.
  • 05/06/2011 - Resultado dos alunos selecionados para fazer o curso.
  • 05/06/2011 a 05/07/2011 - Matrícula dos alunos selecionados no ambiente do curso.
  • 01/08/2011 a 30/11/2011 - Período do curso.

Faça agora mesmo sua Pré-Inscrição

Para concorrer a uma vaga no Curso Aluno Integrado: Qualificação em Tecnologia Digital, você deve se inscrever, preenchendo as 2 partes do formulário a seguir. Este formulário equivale à sua pré-inscrição que será submetida a um processo de seleção. Acompanhe, pelo site, o resultado da seleção de inscritos. Mas, lembre-se, antes de realizar a sua pré-inscrição, certifique de que sua situação está em conformidade com os pré-requisitos exigidos. 


Fonte: http://www.labtime.ufg.br/labtime/ai/index



Marcelo Carvalho

4 comentários:

"NaahsComArte" disse...

Beleza! Vou divulgar entre os nossos alunos!
Abs Rozy

Edna disse...

Oi, Marcelo. Muito bom esse projeto do Governo Federal e gostaria de parabenizar o teu blog por divulgar vários assuntos relacionados em uma única área: a educação. Como está o desenvolvimento desse trabalho em Belém.

Abraços,
Edna Nunes.

Marcelo Carvalho disse...

Olá Rozy,

Tomara que você tenha conseguido viabilizar as inscrições de seus alunos.

Um abraço,

Marcelo Carvalho

Marcelo Carvalho disse...

Oi Edna,

Infelizmente o Governo Estadual, por meio a SEDUC, não considerou o projeto importante e não mobilizou as escolas e nem os NTEs.

Para os alunos da escola pública é menos uma oportunidade de formação e de aquisição de cidadania.

Um abraço,

Marcelo Carvalho