domingo, 15 de maio de 2011

Aluno Intergrado 2011 - Bom para os alunos, melhor para os professores da SIE

O projeto Aluno Integrado, ação do Governo Federal, iniciada no governo Lula e continuado pela presidenta Dilma, constitui-se numa excelente oportunidade de formação para os alunos das escolas públicas.

O curso tem um caráter profissionalizante, busca formar alunos para atuarem no mercado na área de tecnologia digital.

O objetivo do curso mostra que o Projeto do Aluno Integrado busca  articular duas dimensões a pedagógica e a profissionalizante:

Objetivos do curso

O curso permitirá que os alunos aprovados tenham condições de apoiar os professores na utilização dos laboratórios de informática em suas escolas, além de preparar os alunos para o mercado de trabalho. Com o curso esses alunos podem candidatar-se a vagas em empresas de tecnologias ou trabalhar de forma autônoma com configuração e montagem de computadores.
 
Acredito que o curso é importante para os alunos e melhor ainda para os professores que atuam nas Salas de Informática Educativa - SIE. Alguns dos meus argumentos:

1- A SEDUC está sem técnicos para a manutenção dos computadores, muitas escolas já começam a sentir os reflexos desta conjuntura: computadores sem funcionar, internet desconfigurada etc. Os alunos participantes do curso poderão ajudar na manutenção das SIE, assim, eles aplicarão na prática o que aprenderão no curso.
Isto, obviamente, deve ser feito com a orientação e supervisão do professor da SIE, não pode configurar uma obrigação e nem um vínculo empregatício e muito menos deve retirar da SEDUC a responsabilidade de contratar empresa para dar suporte técnico.

2- Os alunos do curso poderão atuar como Alunos Monitores colaborando com os professores e demais alunos nas atividades pedagógicas da SIE;
 
3- No inicio deste ano, os professores dos espaços pedagógicos correram o risco de redução de sua carga-horária. Após grande mobilização, os professores conseguiram assegurar sua carga-horária. Agora é hora de afirmar a importância da SIE. O Aluno Integrado pode  ser uma excelente oportunidade para a geração de projetos pedagógicos.

4- A escola e os professores devem cumprir sua função social, assegurar aos jovens oportunidades de formação, isto é sua razão de ser, de existir...

Importante: As pré-inscrições para o Aluno Integrado irão até o próximo dia 20 de maio.
Em ninha percepção o Projeto Aluno Integrado é bom para os alunos e melhor para os professores, mostra um caminho para que estes afirmem seu compromisso social e educacional e que merecem continuar lotados na SIE.

Marcelo Carvalho

Nenhum comentário: