terça-feira, 24 de maio de 2011

Seminário discute situação de adolescentes infratores no Pará

As informações, abaixo, foram enviadas pela jornalista Edna Nunes, Assessora de Comunicação da Unipop, ela tem sido uma grande colaboradora do blog, já fiz várias postagens  com matérias escritas por ela. 
Agora ela nos apresenta um evento importante que debaterá questões relacionadas a situação de adolescentes infratores no Pará.

Por Edna Nunes:
O Programa de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes em Instituições Assistenciais e Judiciais do Estado do Pará (Pró-DCA), desenvolvido pelo Instituto Universidade Popular (Unipop), lança no final de maio uma pesquisa com o raio-x dos adolescentes infratores no Pará.

O lançamento será durante o Seminário Estadual “Adolescentes – direitos em risco: Um Olhar sobre o Atendimento Socioeducativo no Estado do Pará”, que acontece no dia 31 de maio.

Segundo o coordenador do programa, Max Costa, o objetivo do evento é fazer apontamentos sobre o atendimento socioeducativo no Estado do Pará e apresentar o levantamento da situação dos menores de 18 anos em conflito com a lei, que se encontram nas unidades da Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (Funcap) e nos Centros de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), para o cumprimento das medidas socioeducativas, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A conferência de abertura do seminário será ministrada pelo advogado e assessor da Associação Nacional de Centros de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Anced), Renato Roseno, que falará sobre as medidas socioeducativas e as perspectivas da juventude brasileira.

O Pró-DCA é uma iniciativa que pretende contribuir para a garantia de direitos e enfrentamento a todas as formas de violência contra crianças e adolescentes no Brasil. A partir dele, a Unipop deseja fortalecer a cooperação e a articulação entre organizações da sociedade civil, comunidades e órgãos públicos do Estado do Pará, para a efetivação do Sistema de Garantia de Direitos e redução de todas as formas de violência contra crianças e adolescentes, sobretudo, das que estão sob a tutela do poder público.

Coordenado pela Unipop, o Pró-DCA é financiado pela União Européia e Christian Aid e conta com a parceria da SDDH, Sódireitos, Movimento República de Emaús, Cedeca/Emaús, Cedca, Fórum DCA e Famcos.

Contato: Max André – Coordenador do Pró-DCA (91) 8125-8836/ 87121393/ 3212-9811

OBS. 
Diante da grande procura pela inscrição do Seminário Estadual Adolescentes - Direitos em risco: um olhar sobre o atendimento socioeducativo no Estado do Pará, o Instituto Universidade Popular (Unipop) decidiu transferir o local de realização do evento, antes auditório da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude do Ministério Público do Estado (MPE), para o auditório central do Ministério Público, localizado na Rua João Diogo Rua Joao Diogo, 100, bairro da Cidade Velha, Belém/PA.

Marcelo Carvalho 

Nenhum comentário: