quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Escola em caos integral: A educação pede socorro


O NTE visitou nesta terça-feira, dia 07 de agosto, a Escola Raimundo Vera Cruz onde também está localizada a USE 14. Na ocasião verificamos toda a sua estrutura física e, sobretudo, o espaço que está destinado a sala de informática. Em virtude da reforma, que já se arrasta por 2 anos, a escola está fazendo a adaptação de diversos espaços internos em uma tentativa de atender a demanda de atividades propostas nas turmas de Tempo Integral. Durante a conversa que tivemos com a diretora Socorro Farias e o gestor José Maria nos falaram das inúmeras dificuldades que eles estão tendo para manter o funcionamento da escola, que sem duvida alguma está em estado de caos integral. As obras estão paradas, e os equipamentos estão em severo processo de degradação. Entre amontoados e poeira, as máquinas do laboratório de informática padecem lentamente. Essa falta de estrutura compromete o atendimento as necessidades da ETI e a gestão da direção da escola que necessitam de um mínimo de condições para que esse processo realmente aconteça de forma satisfatória.
Em meio aos problemas e dificuldades constatadas, sobra muita vontade de transformação daquele espaço por parte dos professores e funcionários que estão ávidos pela utilização das tecnologias e equipamentos disponibilizados pelo projeto.
O NTE Ananin está a disposição para o assessoramento técnico e pedagógico para que os professores possam empregar as tecnologias de acordo com a sua necessidade.
Até o fim desta semana a diretora irá fazer um esforço para liberar o espaço destinado a sala de informática - que no momento está sendo utilizado como depósito da merenda escolar - com isso poderemos iniciar os cursos de formação e as oficinas.
Ficamos aqui na torcida para que tudo dê certo e que a educação consiga encontrar um caminho que não seja feito só de pedras.

Sala de informática usada como depósito de merenda escolar.
Equipamentos guardados em condições precárias por falta de espaço
 
O texto acima foi postado no blog do NTE Ananin, que é coordenado pelo meu amigo, professor Tony Cunha, é um relato veemente sobre as dificuldades enfrentadas por alunos, professores e funcionários da Escola Estadual Raimundo Vera Cruz. 
 
Nos chama a atenção o fato de não ser uma escola qualquer, é uma escola de grande porte, localizada no centro de Ananindeua, sede de uma Unidade Seduc na Escola - USE, e mais importante é uma das escolas escolhidas pelo governo para a fase piloto do projeto Escola de Tempo Integral.
 
Porém, como sugere o excelente título do texto, de integral na escola somente o caos!
 
É o que acontece com um governo que faz a propaganda antes do trabalho, antes da obra executada. 

Marcelo Carvalho
 
 

Nenhum comentário: