quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Coleta Seletiva em Bragança: lição que se aprende na escola


Na sexta e sábado passados estive em Bragança - Pa, dando continuidade ao Projeto Nossa Escola Faz Bem a Bragança, o objetivo é compartilhar com alunos e professores conhecimentos sobre a coleta seletiva de materiais recicláveis.

Em Bragança a coleta seletiva iniciou em 2010 e é executada exclusivamente pela Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis dos Caetés - COOMARCA.

As palestras ocorreram nas escolas Rio Caeté, Mário Queiróz e João Paulo. A ideia é implantar a coleta seletiva nas escolas e doar os materiais recicláveis para a cooperativa dos catadores, além do aspecto ambiental foi debatido a geração de renda e a inclusão social dos catadores.

O projeto foi apresentado no mês de junho em três escolas Bolívar Bordalo, Yolanda Chaves e Instituto Santa Terezinha, totalizando seis unidades escolares, todas de grande porte.

Espera-se como resultado que os alunos, professores e funcionários adotem a prática de separar os materiais recicláveis tanto nas escolas quanto em suas residências. 

A próxima etapa será a realização de oficinas de confecção de contêineres feitos com garrafa pet para armazenamento dos recicláveis. A oficina tem um caráter pedagógico e busca provocar reflexão sobre a reutilização e reciclagem.

                             Foto: Interessante: Lixeiras feitas de garrafas PET em design sustentável .
                               Imagem: Facebook

O projeto é apoiado pela Cáritas de Bragança e é a maneira que encontrei para devolver à comunidade os resultados de minha pesquisa de mestrado.

Leia aqui um excelente cordel escrito por alunos e professores da Escola João Paulo.

Marcelo Carvalho

Nenhum comentário: