quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Curso de Comunicação Popular da Unipop inicia neste sábado

Um total de 36 adolescentes e jovens, da faixa etária dos 16 aos 24, inicia neste sábado o Curso de Comunicação Popular: Democratizando a Informação, promovido pelo Instituto Universidade Popular (UNIPOP), por meio do Programa Juventude, Participação e Autonomia (JPA). A partir do curso, busca-se ampliar e fortalecer a participação de meninos e meninas no processo de produção, democratização e socialização de informações, produzidas nas comunidades onde vivem. A formação acontecerá até dezembro, sempre aos sábados, das 9h às 17h, na sede da Unipop, localizada na avenida Senador Lemos, Nº 557, bairro do Umarizal.

O JPA é um programa que objetiva fortalecer processos educativos, organizativos e propositivos de adolescentes e jovens para a inserção e participação em redes, fóruns e Conselhos, na perspectiva de estimular a construção do conhecimento, socialização de propostas de políticas públicas. Além disso, o programa busca potencializar as habilidades do público alvo, para que se tornem sujeitos multiplicadores de ações em suas comunidades.

Segundo, o coordenador do curso e educador da Unipop, Alex Pamplona, a capacitação dos jovens, a partir da apropriação das ferramentas de comunicação, iniciou há cinco anos, por haver o entendimento que “os meios de comunicação são instrumentos de mobilização social”. Desde quando foi realizada a primeira formação, houve a criação de núcleos de jovens comunicadores nos bairros da Terra Firme, Guamá, Barreiro, Distrito Industrial, Telégrafo, Bengui e Tapanã. No momento, os jovens que integram os núcleos assumem o papel de mobilizadores em seus bairros, denunciando os problemas que põem em risco a qualidade de moradia na comunidade.

“A proposta do JPA é justamente essa e segue os princípios da UNIPOP, uma entidade civil, sem fins lucrativos, e que nasceu da mobilização de um conjunto de entidades, movimentos sociais e igrejas comprometidas com a valorização da vida”, conclui o educador.

Serviço

Assunto: Curso de Comunicação Popular: Democratizando a Informação
Data: 03 de Setembro (sábado)
Local: UNIPOP - Av. Senador Lemos, 557 entre Dom Pedro I e Dom Romualdo de Seixas
Contato telefônico: (91) 81383616 - Alex Pamplona, coordenador do Curso de Comunicação ou pelos telefones da Unipop - 3261-4260/ 3224-9074.

O texto acima foi enviada por Edna Nunes.
Já estava sentindo falta de suas informações, elas sempre enriquecem o conteúdo do blog e são dicas importantes para os professores.

Marcelo Carvalho

Nenhum comentário: