quinta-feira, 1 de setembro de 2011

As escolas e a Santa Casa

Na semana passada, a sociedade paraense ficou chocada ao ver que a Santa Casa de Misericórdia, a maior maternidade pública do estado, decidiu fechar as portas para novas grávidas alegando superlotação.

O resultado trágico todos conhecem, por isso não julgo necessário entrar em detalhes; fixo somente no argumento para a recusa de atendimento: a superlotação.

Sou professor da rede pública de ensino - SEDUC e SEMEC (Belém) - desde o ano de 1998 e, nestes tantos anos, a tônica sempre foi o trabalho em turmas superlotadas. Lembro que em um dos anos, para registrar as atividades e avaliações de cada turma, era necessário ter dois diários de classe, pois cada diário só comportava informação de 50 alunos. Nossas turmas tinham 55 e algumas até 60 alunos.

Mas a diretora não determinou o fechamento da escola e nem deu ordem para proibir a entrada dos alunos; cada professor teve que encontrar uma forma de trabalhar e atender os alunos; as atividades passaram a ser feitas em equipe e algumas avaliações em dupla. Dessa maneira, fomos exercitando a criatividade todos os dias, até o fim do ano letivo.

Se me perguntarem: faltou qualidade de ensino? Sim, esta foi ferida de morte! Os professores estavam satisfeito? Não; para muitos o prazer em exercer a profissão foi extinto, sufocado em extensas jornadas de trabalho, falta de estrutura, etc. E as perguntas poderiam ser várias, mas um fato é irrefutável: a escola não fechou as portas, nenhum aluno foi impedido de estudar pela superlotação. E se péssimas condições de trabalho e baixos salários fossem justificativas para suspensão do atendimento, aí então, todas as escolas fatalmente fechariam suas portas.

Não, caro leitor, este não é um texto conformista ou reacionário, ou ainda que negue a realidade, apenas quero evidenciar que vários setores do serviço público enfrentam dificuldades para exercer suas atividades profissionais. Não são apenas as maternidades ou postos de saúde!

Se o argumento da superlotação for aceito para justificar falta de atendimento, ficaremos assim:

A polícia não prenderá mais ninguém: as delegacias e as casas penais estão lotadas;

Juízes e promotores com muitos processos, não receberão novas demandas;

Os professores não aceitarão mais ministrar suas aulas: as turmas estão com mais de 35 alunos;

O motorista de ônibus deixará de parar nos pontos, depois que não houver mais assentos livres para os passageiros: ônibus lotado nunca mais!

Conclusão:

Não será negando o atendimento à parcela mais pobre da sociedade que resolveremos nossas questões, que veremos nossas reivindicações atendidas. 

Lutar é preciso, mas não podemos errar o alvo, o adversário não é a mãe que bate à porta da maternidade.

Marcelo Carvalho

2 comentários:

Emanuel disse...

parabéns pelas argumentações. Complementando diria o seguinte, não é pela falta de capacitação, que deixaremos de matricular alunos especiais. O professor que não conhece LIBRAS, pode até ter como interlocutor outro aluno da classe, que se comunique com pessoas com deficiência auditiva. Dessa forma, no dia-a-dia, apesar das dificuldades vamos conseguindo pequenas conquistas.

Marcelo Carvalho disse...

Emanuel você está com toda razão, sua observação sobre a educação inclusiva reforça a ideia central do texto.

Obrigado!

Marcelo Carvalho