terça-feira, 14 de junho de 2011

Vioência na escola

A Escola Estadual Dr. Agostinho Monteiro, assim como muitas outras, está enfrentando problemas relacionados à violência.

A escola localiza-se na Cidade Nova, Ananindeua, e é considerada de grande porte, atende alunos do ensino fundamental (1ª à 4ª séries e 5ª à 8ª séries); Também atende o Ensino Médio e o Ensino de Jovens e Adultos - EJA.

É certo que muitas escolas também enfrentam problemas com a violência, não  há novidade neste enunciado. A novidade foi forma de tentar buscar soluções! Este o motivo para minha postagem.

A estratégia foi reunir a comunidade escolar e debater exaustivamente a problemática e em seguida utilizar o blog da escola como espaço de formação, informação e até de denúncias de atos de vandalismo, criminalidade e de outras faltas disciplinares cometidas dentro ou no entorno da escola.

O blog como espaço de formação da hábitos positivos:

- SEGURANÇA NA ESCOLA: DICAS ÚTEIS AOS PAIS / RESPONSÁVEIS 

O título é da postagem do dia 7 de junho, nela é apresentado uma série de "dicas" para os pais e responsáveis acompanhar a rotina de seus filhos, destaco algumas delas:

. Conheça o horário escolar de seu filho (a);
. Conheça e oriente sobre os percursos que o seu filho (a) utiliza de ida e volta para a escola;
. Estipule um horário limite para seu filho (a) chegar em casa, após a aula;
. Não estimule seu filho (a) a resolver problemas utilizando agressões ou a revidar uma violência sofrida por ele (ela);
. Procure conversar com seu filho sobre uso de drogas (lícitas e ilícitas), namoro, sexo, amizade, etc.
. Esteja, sempre que possível, presente na escola para saber como anda o rendimento e comportamento de seu filho (a). 


O blog como espaço de informação:

No blog da escola foram disponibilizados vários telefones úteis para solicitar apoio e denunciar casos de violência.

. Polícia: 190
. Disque Denúncia (tráfico, roubo, violência, etc.): 181
. Conselho Tutelar: 32951451 / 32553177
. Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA): 3271.2096 ou 3272.07.79
. Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes: 100
. Violência Contra a Mulher: 3246-6803 ou 3246-6470.

O blog como espaço de interação visando o combate de todas as formas de violência

Na postagem do dia 9 de junho, é explicado algumas ações do plano de ação da escola:

Em virtude de problemas que estão ocorrendo em algumas escolas da rede estadual de ensino, dentre eles: violência escolar/ bullying, uso/venda de drogas (lícitas e ilícitas), depredação do patrimônio público, cabulação de aula (gazetar aula), entre outros; informamos algumas medidas adotadas:

· . 1- Utilização do diário de classe digital, no qual a frequência dos alunos será enviada diariamente (online) para a SEDUC. Portanto, o aluno deverá estar atento às ausências nas aulas para que não seja reprovado por falta (mínima de 75%) ou tenha alguns direitos cancelados, tais como a carteirinha de meia passagem e/ou auxílio do Governo Federal (bolsas);

    Problemas graves de comportamento poderão ser resolvidos pela Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA) ou pela polícia militar (maiores de idade).

     Opinião do blogueiro:
    
     A medida mais interessante foi a adoção do formulário para denúncias anônimas, no qual qualquer pessoa pode registrar sua denúncia sem revelar sua identidade. O formulário foi elaborado no google docs e postado no blog da escola.

     Gostei do formulário porque ele é democrático, podem ser feitas denúncias contra todos os segmentos: direção, professores, funcionários e alunos. É muito comum ver iniciativas como estas tenderem ao corporativismo, ou seja, admiti-se denunciar "alguns setores da escola", enquanto outros são protegidos.

    A escola Agostinho Monteiro está de parabéns por decidir enfrentar os problemas, por inovar na utilização dos recursos tecnológicos (blog, google docs), e mais importante, por abrir possibilidades para a realização de um diagnóstico profundo sobre todas as formas de violência praticadas no interior da escola, as que ocorrem no entorno da escola, dentro da escola e também aquelas que são praticadas dentro das salas de aulas.
     
     Veja os itens do formulário e veja se tenho razão ou estou exagerando.
   
     Acesse o formulário Aqui

     Acesse o blog da escola Aqui

    
     Marcelo Carvalho

4 comentários:

Rocio Rodi disse...

Muito bom, Marcelo!

Blog é também espaço de "utilidade pública" e de orientação educacional e ao serviço, principalmente, da Escola Pública. Boa experiência da Escola em tela.

Vamos lá!
Abraços!

Emanuel disse...

Penso que esse tipo de conduta nos remete ao Estado policialesco dos anos de chumbo. Concordo que denúncias devem ser feitas. No entanto, o autor da denúncia pode usar um telefone ou a internet e enviar denuncia anônima seja pra Seduc, ou Polícia Civil, Polícia Federal (tráfico de drogas), Polícia Militar, etc. É preciso ter cuidado porque muitos alunos poderão fazer brincadeiras de mal gosto por motivos banais.

As denúncias envolvendo funcionários devem ser feitas diretamente para a direção da escola ou Seduc. Caso contrário, se instalará uma desconfiança na comunidade escolar sem fundamentos.No caso dos funcionários, antes de serem denunciados de alguma forma com ou sem flagrante, terão direito de responder o devido processo administrativo com amplo direito de defesa. Será que esse formulário não fere a Constituição?

Marcelo Carvalho disse...

Olá Rocio,

Vou continuar acompanhando o blog da escola Agostinho Monteiro, tenho curiosidade em saber como a comunidade escolar utilizará o formulário, estendo este convite à você.

Algumas perguntas:
as denúncias serão consequentes ou apenas trotes?
quais os setores da escola receberão mais críticas, mais denúncias?
qual será a reação da escola em relação as denúncias, principalmente quando estas envolverem a própria direção, equipe técnica ou corpo docente?

Vamos acompanhar e analisar os resultados.

Um abraço,

Marcelo Carvalho

Marcelo Carvalho disse...

Olá Emanuel,

O formulário postado, como todo documento criado no Google Docs, será acessado apenas pelo titular, ou seja, por quem o criou ou pelo grupo que o criou.

Penso que a escola terá o bom senso de inicialmente fazer uma analise detalhada sobre cada denúncia, descartando os trotes, as "fofocas" ou atos de má fé.

Porém, em minha opinião, não deve prevalecer nenhum tipo de corporativismo, nenhum setor deve gozar de privilégios ou se colocar acima das críticas, das denúncias da comunidade.

Também não deve-se perder o foco, o formulário é uma forma de enfrentar a questão da violência na escola, de combate a criminalidade.

Um abraço e obrigado pela visita.

Marcelo Carvalho