segunda-feira, 20 de junho de 2011

Publicação que será lançada no dia 22 revela as fraudes de uma das mais importantes cadeias produtivas do Brasil

Minha amiga Lúcia Martins mandou, por email, a notícia abaixo, acessei o site e vi que o assunto era relevante e decidi compartilhar com os leitores do blog. O texto e o vídeo nos ajudam a entender os reais motivos dos assassinatos das lideranças rurais aqui no Pará e no Brasil.


O Aço da Devastação from Papel Social Comunicação on Vimeo.

Inédita e exclusiva, a pesquisa do Observatório Social, coordenada pelo jornalista Marques Casara, revela dados vergonhosos na produção do Aço no Brasil. A pesquisa começou em Nova Ipixuna (PA), onde, no dia 24 de maio, foram assassinados José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo, que denunciavam a devastação da floresta para produzir carvão e madeira.
Em algumas siderúrgicas do polo de Carajás, grandes exportadoras de ferro gusa usam carvão do desmatamento e do trabalho escravo nos processos produtivos. A prática contamina toda a cadeia produtiva do aço e chega a montadoras de veículos, fabricantes de eletrodomésticos, de aviões e de computadores.

A pesquisa detalha como operam grupos criminosos do qual fazem parte empresários, políticos e servidores do governo do Pará.
Em seu trabalho, Casara mostra que em algumas siderúrgicas, o uso do carvão ilegal sustenta mais da metade de toda a produção. Essa conclusão foi possível após a obtenção de dados referentes à produção anual de cada siderúrgica em 2010. Essas informações eram mantidas em sigilo para evitar o cruzamento de dados e a obtenção do índice de ilegalidade.

Continue a leitura aqui 


Marcelo Carvalho

Nenhum comentário: