quarta-feira, 8 de junho de 2011

Vou-me embora pra Bragança!

O Poeta escreveu:

Vou-me Embora pra Pasárgada 
Manuel Bandeira

Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada

Vou-me embora pra Pasárgada

Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconsequente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive

E como farei ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando chamar a mãe-d'água
Pra me contar as histórias
Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar

Vou-me embora pra Pasárgada

Em Pasárgada tem tudo

É outra civilização
Tem um processo seguro
De impedir a concepção
Tem telefone automático
Tem alcalóide à vontade
Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar

E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
— Lá sou amigo do rei —
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada.

Fonte: http://www.releituras.com/mbandeira_pasargada.asp

Eu que não sou poeta, apenas escrevo que ir à Bragança é revigorante, a cidade tem uma energia incrível.

Em Bragança não sou amigo do rei e nem tenho mulher alguma, mas sou amigo do Valter, do Beto, do Aylton, da Daniela Torres (a rainha dos blogs), do Váldson, do Aldo Bandeira, da Dência e de tantos outros e isto é mais importante do que ser amigo do rei. 

O professor Aylton gentilmente me hospedou em sua casa,  o carinho e atenção de sua família fizeram com que me sentisse em minha própria casa.

Com a colaboração do Aylton pude fazer minha pesquisa na Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis dos Caeté.
Com o Válter tive todas as facilidades para conhecer os secretários municipais de infraestrutura, meio ambiente, ação social e planejamento, todos se interessaram pela pesquisa e se dispuseram a ajudar. 
Com o Beto participei do Programa Aluno Repórter, ele fez a transmissão do Seminário sobre o Meio Ambiente, entrevistou as autoridades e também os catadores que estavam lá.

Ainda tive o privilégio de conhecer e conversar com os novos alunos do Projeto Aluno Repórter, pude conferir os novos talentos. O Aluno Repórter está consolidado, exemplo raro de política pública que não sofrerá descontinuidade em razão da mudança de governo.

Bragança, além de ser a cidade do rádio-escola, é uma cidade que prepara-se para cuidar do meio ambiente, a prefeitura assinou um convênio com a cooperativa dos catadores, cedeu um caminhão e está fazendo a coleta seletiva do lixo doméstico.

Esta ação fortaleceu a cooperativa, melhorou suas condições de trabalho e tornou mais eficiente o serviço de limpeza pública.

Bragança está mais limpa!

A decisão está tomada:  Vou-me embora pra Bragança!

Marcelo Carvalho

4 comentários:

Daniela Torres disse...

Será um prazer recebê-lo, pois os "bragantinos de coração" são muito bem vindos.

Marcelo Carvalho disse...

Oi Daniela,

Acho mesmo que serei bem-vindo em Bragança, você, o Beto, o Aylton, o Valter já abriram as portas da cidade e mais importante, as portas do coração.

Já estou me organizando para passar mais alguns dias por aí.

Um abraço,

Marcelo Carvalho

Kleber Piedade disse...

Bem- vindo!!! Aqui não precisamos er amigo do rei para sermos felizes. Bragança te abriu as portas. Venha e se "achegue" a nós. Um abraço bem bragantino. Kleber.

Marcelo Carvalho disse...

Valeu Kleber,

Vamos bater um papo lá no REX, precisamos nos articular.

Um abraço,

Marcelo Carvalho