terça-feira, 29 de maio de 2012

Bragança: lugar de coleta seletiva é na escola


Nos dias 16 e 17 de maio, estive na cidade de Bragança, apresentado o projeto Coleta Seletiva Solidárias nas Escolas, cujo título é: Nossa Escola Faz bem à Bragança, Participa da Coleta Seletiva Solidária.

O projeto é fruto de minha pesquisa de mestrado que foi desenvolvida naquele município paraense, entre os anos de 2010 e 2012. O objeto da pesquisa foi a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis dos Caetés e sua experiência com a coleta seletiva.

O projeto também é uma parceria com a Cáritas Diocesana de Bragança, esta entidade é responsável pelo acompanhamento e assessoramento dos catadores e foi quem contribuiu decisivamente para a organização deles e criação da cooperativa. Foi a equipe da Cáritas de Bragança que criou o banner do projeto, veja a imagem abaixo:


Inicialmente o projeto foi lançado em três escolas estaduais, a saber: Boliva Bordalo, Yolanda Chaves e Instituto Santa Terezinha. Em cada escola foi escolhido um grupo de professores e alunos para coordenar o projeto. Na Escola Bordalo, foram alunos do turno da manhã, do ensino fundamental e do Ensino Médio; Na Escola Yolanda Chaves serão os alunos do turno da tarde, do Ensino Médio e no IST, serão os alunos do ensino fundamental, da tarde.

O objetivo é sensibilizar alunos e professores para a questão ambiental relacionada a produção e destinação adequada dos resíduos sólidos gerados nas escolas e residências de alunos e professores. Com o projeto eles serão convidados a refletir sobre o que fazer para reduzir o consumo e consequentemente o descarte de materiais e quais as formas adequadas para este descarte, espera-se que os alunos adotem uma postura pró-ativa e práticas sustentáveis.

A metodologia do projeto consistirá em realizar palestras, oficinas e conversas com os alunos e professores para demonstrar como praticar a primeira etapa do tratamento dos resíduos sólidos, etapa fundamental para estruturar a coleta seletiva. Na primeira etapa do tratamento cada consumidor deverá refletir sobre o que consumir e dar prioridade ao consumo de produtos recicláveis. Além do consumo consciente eles devem separar os chamados resíduos secos (papel, plástico, vidro, metal, alumínio, papelão etc) dos resíduos orgânicos (grosso modo, restos de alimentos).

Outra estratégia do projeto é inserir as temáticas da coleta seletiva e do tratamento dos resíduos sólidos nos conteúdos das diversas disciplinas curriculares. Os professores serão motivados a selecionarem textos que discutam o problema e apontem soluções.

Nas oficinas os alunos confeccionarão recipientes para acondicionar os materiais recicláveis que serão coletados e depois encaminhado para a cooperativa dos catadores. Também terão oficinas de grafitagem e de criação de campanhas educativas, com o fim de desenvolver ações de educação ambiental dentro das escolas.

Inicialmente o projeto prevê a coleta de todos os materiais gerados no interior das escolas participantes e gradativamente os alunos e professores serão estimulados a trazerem os materiais que também são gerados em suas casas.

O projeto Nossa Escola Faz bem à Bragança, Participa da Coleta Seletiva Solidária, é a forma que encontrei de disseminar os conhecimentos adquiridos durante a pesquisa de mestrado e de devolver à sociedade os recursos públicos investidos em minha formação.

Veja as fotos dos encontros com os alunos das três escolas:










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