Nos dias
16 e 17 de maio, estive na cidade de Bragança, apresentado o projeto
Coleta Seletiva Solidárias nas Escolas, cujo título é: Nossa
Escola Faz bem à Bragança, Participa da Coleta Seletiva Solidária.
O
projeto é fruto de minha pesquisa de mestrado que foi desenvolvida
naquele município paraense, entre os anos de 2010 e 2012. O objeto
da pesquisa foi a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis
dos Caetés e sua experiência com a coleta seletiva.
O
projeto também é uma parceria com a Cáritas Diocesana de Bragança, esta entidade é responsável pelo acompanhamento e
assessoramento dos catadores e foi quem contribuiu decisivamente para
a organização deles e criação da cooperativa. Foi a
equipe da Cáritas de Bragança que criou o banner do projeto, veja a
imagem abaixo:
Inicialmente o projeto foi lançado em três escolas estaduais, a saber: Boliva Bordalo, Yolanda Chaves e Instituto Santa Terezinha. Em cada escola foi escolhido um grupo de professores e alunos para coordenar o projeto. Na Escola Bordalo, foram alunos do turno da manhã, do ensino fundamental e do Ensino Médio; Na Escola Yolanda Chaves serão os alunos do turno da tarde, do Ensino Médio e no IST, serão os alunos do ensino fundamental, da tarde.
O
objetivo é sensibilizar alunos e professores para a questão
ambiental relacionada a produção e destinação adequada dos
resíduos sólidos gerados nas escolas e residências de alunos e
professores. Com o projeto eles serão convidados a refletir sobre o
que fazer para reduzir o consumo e consequentemente o descarte de
materiais e quais as formas adequadas para este descarte, espera-se
que os alunos adotem uma postura pró-ativa e práticas sustentáveis.
A
metodologia do projeto consistirá em realizar palestras, oficinas e
conversas com os alunos e professores para demonstrar como praticar a
primeira etapa do tratamento dos resíduos sólidos, etapa
fundamental para estruturar a coleta seletiva. Na primeira etapa do
tratamento cada consumidor deverá refletir sobre o que consumir e
dar prioridade ao consumo de produtos recicláveis. Além do consumo
consciente eles devem separar os chamados resíduos secos (papel,
plástico, vidro, metal, alumínio, papelão etc) dos resíduos
orgânicos (grosso modo, restos de alimentos).
Outra
estratégia do projeto é inserir as temáticas da coleta seletiva e
do tratamento dos resíduos sólidos nos conteúdos das diversas
disciplinas curriculares. Os professores serão motivados a
selecionarem textos que discutam o problema e apontem soluções.
Nas
oficinas os alunos confeccionarão recipientes para acondicionar os
materiais recicláveis que serão coletados e depois encaminhado para
a cooperativa dos catadores. Também terão oficinas de grafitagem e
de criação de campanhas educativas, com o fim de desenvolver ações
de educação ambiental dentro das escolas.
Inicialmente
o projeto prevê a coleta de todos os materiais gerados no interior
das escolas participantes e gradativamente os alunos e professores
serão estimulados a trazerem os materiais que também são gerados
em suas casas.
O
projeto Nossa Escola Faz bem à Bragança, Participa da Coleta
Seletiva Solidária, é a forma que encontrei de disseminar os
conhecimentos adquiridos durante a pesquisa de mestrado e de devolver
à sociedade os recursos públicos investidos em minha formação.
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