segunda-feira, 21 de maio de 2012

As tendências internas na SEDUC


Parece que o PSDB também criou suas tendências internas. Tem uma tendência no governo que aceita a lotação do modo como foi feita nos últimos 5 anos, ou seja, 150 ou 125 horas. Já a outra tendência defende fervorosamente a lotação em 100 horas e nem um minuto a mais. 

As tendências também divergem na forma de contar as horas de trabalho, uma defende a hora aula e a outra a hora relógio. A luta das tendências tucanas é mais severa que a daquelas verificadas na esquerda, pois está levando a SEDUC a paralisia e desmoralização frente a sociedade e aos professores. 

Estamos em maio e até agora não se sabe como será a lotação nos espaços pedagógicos, muitos professores já desistiram dos espaços e seus projetos foram interrompidos. Os que ainda estão nos espaços encontram-se desmotivados, são as grandes vítimas da disputa das tendências tucanas. 

Alguém que realmente conheça a burocracia da SEDUC e como funciona as escolas, sabe que tudo é definido após a lotação, e como a lotação está indefinida, tá tudo parado. 

Algumas fontes dizem que hoje, segunda-feira, haverá intervenção na disputa das tendências e que para evitar mais desgastes na imagem do governo tucano, será mantida a lotação em hora aula de 150 ou 125 h, conforme foi estabelecido em 2007, na Portaria 205. 

Vamos aguardar e ver se realmente a intervenção apaziguará a disputa interna no governo.  O certo é que já começo a escutar muitos professores arrependidos de ter apostado na via tucana.

Em pouco mais de um ano e meio: Perdemos o FUNDEB; Tivemos a retirada da gratificação de titularidade do cálculo de nosso salário, o que na prática o reduziu; O Piso só começou a ser pago em abril e até agora nem sinal do retroativo; A lotação tá esta novela; Quase fomos obrigados a trabalhar em hora relógio e se nada for feito em 2013, a bola da vez será a retirada das horas atividades. 

De fato o que não falta é motivo para se contrapor ao governo tucano.


Marcelo Carvalho

Nenhum comentário: