terça-feira, 8 de maio de 2012

Lotação em hora relógio: o alvo é o espaço pedagógico


Hoje conversei com alguns professores lotados em sala de informática da rede estadual de ensino, eles informaram que a CODES/SEDUC estão orientando os diretores de escolas e diretores de USE/URE que efetivem a lotação dos professores de forma diversa da que consta na portaria de lotação 2012.

Segundo os professores narraram a lotação passará inicialmente pelo aval do diretor da escola e será liberada se este concordar com o projeto apresentado pelo professor. Após esta analise inicial o projeto segue para a USE ou URE e depois para a SAEN e finalmente encaminhado para a CODES.

A lotação pode ser de 100h, 150h ou 200h, esta carga horária será trabalhada da seguinte forma:

      a)      100h trabalhando 4h por dia, cinco dias na semana;
    
     b)      150h trabalhando 6h, sendo 4h pela manhã e 2h à tarde ou vice-versa;

      c)       200h trabalhando em dois turnos de 4h cada.

Caso a lotação dos espaços pedagógicos realmente seja efetivada desta forma, a SEDUC está implantando a jornada de trabalho em hora-relógio e não em hora-aula, o que não encontra sustentação na portaria de lotação 2012.

A jornada em hora relógio foi o ponto mais combatido da minuta de portaria que a SEDUC apresentou em março deste ano. Após intenso debate, reação da categoria e do SINTEPP, a SEDUC editou a portaria consagrando a lotação em hora aula, porém, ao que tudo indica não desistiu da ideia da hora relógio e está determinada a iniciar o processo pela lotação dos professores dos espaços pedagógicos e quem sabe mais tarde para todos os demais.  
Marcelo Carvalho



Um comentário:

Anônimo disse...

É pura verdade o que está ocorrendo. A Seduc quer tirar a hora aula dos espaços pedagógicos, num total desrespeito com os professores lotados nesses espaço. Esperamos que o Sintepp reaja.