domingo, 23 de outubro de 2011

A justiça a serviço da injustiça

Justiça autoriza mais de 33 mil crianças a trabalhar em lixões, fábricas de fertilizantes...

Juízes e promotores de Justiça de todo país concederam, entre 2005 e 2010, 33.173 mil autorizações de trabalho para crianças e adolescentes menores de 16 anos, contrariando o que prevê a Constituição Federal. O número, fornecido à Agência Brasil pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), equivale a mais de 15 autorizações judiciais diárias para que crianças e adolescentes trabalhem nos mais diversos setores, de lixões a atividades artísticas. O texto constitucional proíbe que menores de 16 anos sejam contratados para qualquer trabalho, exceto como aprendiz, a partir de 14 anos.

Apesar de a maioria das decisões autorizarem as crianças a trabalhar no comércio ou na prestação de serviços, há casos de empregados em atividades agropecuárias, fabricação de fertilizantes (onde elas têm contato com agrotóxicos), construção civil, oficinas mecânicas e pavimentação de ruas, entre outras. “Há atividades que são proibidas até mesmo para os adolescentes de 16 anos a 18 anos, já que são perigosas ou insalubres e constam na lista de piores formas de trabalho infantil.”

Segundo o chefe da Divisão de Fiscalização do Trabalho Infantil do MTE, Luiz Henrique Ramos Lopes, embora a maioria dos despachos judiciais permita a adolescentes de 14 e 15 anos trabalhar, a quantidade de autorizações envolvendo crianças mais novas também é “assustadora”. Foram 131 para crianças de 10 anos; 350 para as de 11 anos, 563 para as de 12 e 676 para as de 13 anos. Para Lopes, as autorizações configuram uma “situação ilegal, regularizada pela interpretação pessoal dos magistrados”. Chancelada, em alguns casos, por tribunais de Justiça que recusaram representações do Ministério Público do Trabalho.

Fonte: Correio do Brasil

3 comentários:

EEEFM Prof José Valente Ribeiro disse...

Maecelo, está comprovado que a justiça dos homens é falha tendênciosa. Estive na ultima aldiência e acredito que a presença de uma Senadora da República foi fundamental para que o judiciário não se posicionasse contra a lei. Visto isso, faz-se necessários que busquemos apoio politico para essa nova audiência.

EMANUEL M. disse...

Essa nossa "justiça" está desacreditada nacional e internacionalmente. O Brasil precisa ser sacudido e virado de cabeça pra baixo. Os ladrões e pedófilos, assumiram todos os poderes da República Federativa do Brasil.

Marcelo Carvalho disse...

É isso, estamos fazendo a nossa parte, denunciando e cobrando nossos direitos.

Um abraço,

Marcelo Carvalho