domingo, 2 de outubro de 2011

Apoio à Franssinete Florenzano

Acabo de ler a seguinte postagem no blog do Professor Cavalcante:

E o diabo disse: Tudo isso te darei se, prostrado, me adorares.

Tudo isso te darei se ao teu blogue renunciares.

Então disse-lhe Jesus: Vai-te, vereador Satanás!

O blogueiro manifesta total apoio à Franssinete Florenzano e publica o ofício do Sindicato dos Jornalistas do Pará enviado ao TCE questionando a coação que tem sido vítima a renomada blogueira paraense.

A força bruta, a insensatez dos que atentam contra o direito a liberdade chegou ao ponto de exigir de Franssinete que abra mão de seu blogue sob pena de perder o cargo que ocupa no TCE.

Leia o ofício

Belém, 28 de setembro de 2011

Excelentíssimo Senhor

Conselheiro Cipriano Sabino de Oliveira

Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará

Belém-PA

Senhor Presidente,

Considerando que o Sindicato dos Jornalistas do Pará tomou conhecimento de que a jornalista Franssinete Florenzano, servidora de carreira da Assembleia Legislativa do Estado do Pará à disposição do Tribunal de Contas do Pará, foi coagida a optar entre o cargo de assessora do conselheiro Luis Cunha e o livre exercício de sua profissão de jornalista diplomada, conforme lhe garante a Constituição Federal, além do princípio da livre manifestação e expressão, e que tal atitude foi ensejada pela pressão de vereadores da Câmara Municipal de Belém, em especial do 2º vice-presidente daquela Casa, vereador Gervásio Morgado (PR), que esteve no dia 23.08.2011 nos gabinetes da presidência e da vice-presidência dessa Corte para exigir, aos gritos, a exoneração da servidora, por não aceitar notícias críticas veiculadas em seu blog, solicitamos os seguintes esclarecimentos:

I – Qual a autoridade do citado edil para fazer valer sua vontade pessoal em detrimento de garantias constitucionais à condição de jornalista profissional e cidadã da servidora?

II – Que providências essa Corte tomará, uma vez que sua missão é garantir a aplicação da Lei e da Constituição Federal?

III – Qual a ingerência que pedidos políticos têm no TCE-PA, para que tal acontecimento se registre?

Solicitamos que este ofício seja lido em sessão plenária dessa Corte e aguardamos o posicionamento do Tribunal de Contas do Estado do Pará.

Respeitosamente,

Sheila Cristina Faro Reis

Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará

Imagem: La Liberté guidant le peuple de Eugène Delacroix

Fonte do ofício: Blogue do Bordalo


Publico o texto aqui como forma de manifestar meu apoio a blogueira e cidadã Franssinete Florenzano, ela que foi uma das primeiras a apoiar a luta dos professores este ano, ajudando a esclarecer a opinião pública sobre os reais motivos de nossa greve.

Marcelo Carvalho

Nenhum comentário: