domingo, 20 de março de 2011

Com eira, beira e... ramo de mangueira

Este é o título de uma matéria da Revista Pará + e também de uma mostra fotográfica, em exposição no D. Dica (Praça Padre Champagnat, Cidade Velha). O foco da exposição e da matéria é o patrimônio histórico de Belém ou que sobrou dele.


Leia a revista, páginas 30 a 33, eis o link:

O tema da exposição bem que poderia ser utilizado pelos professores em projetos pedagógicos, principalmente, em disciplinas como História, Artes e Sociologia. Os projetos poderiam propor como tema de pesquisa alguns estilos de arquitetura presentes nos casarões de Belém, como exemplos, o barroco, o rococó, o eclético e o "raio que o parta".

(Foto: Alexandre Moraes UFPA)

"Sobre o raio que o parta"

O jornal o Diário do Pará, edição on line, do dia 08/02/11, apresenta a seguinte definição para este estilo arquitetônico:

Fachada de casas com desenhos de raios coloridos. Percorrendo algumas ruas da cidade de Belém, é possível encontrar essas imagens formadas por mosaicos de azulejos. Essa expressão arquitetônica denominada de "raio-que-o-parta" surgiu em Belém, na década de 1950, influenciada pelas tendências modernistas e, hoje, tenta sobreviver ao esquecimento e à falta de preservação. (Continue lendo aqui).

Fonte: DOL http://www.diarioonline.com.br

Marcelo Carvalho

3 comentários:

Léa Paraense Serra disse...

Olá, professor Marcelo.

Seria possível informar o número da edição da Revista?

Ao clicar na imagem, infelizmente, não é possível fazer a leitura.

Obrigada!

Marcelo Carvalho disse...

Oi professora Léa,

Obrigado pela visita. Já adicionei o link correto e aproveitando seu interesse adicionei mais informação a postagem.

Volte sempre!

Um abraço,

Marcelo Carvalho

Léa Paraense Serra disse...

Obrigada pela resposta.