Escrevo este texto com objetivo de contribuir com o debate sobre sistemas operacionais para uso nas salas de informática educativa das escolas públicas. Hoje, duas opções parecem dividir opiniões de professores: o Boto-Set-Cabano, desenvolvido pela SEDUC/UFPa e o Linux Educacional, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC).
Para contribuir com o debate, apresento abaixo as principais características dos dois:
O Boto é uma personalização do GNU/Linux UBUNTU destinado às Escolas da Rede Pública de Ensino do Pará, desenvolvido inicialmente a partir de uma customização do GNU/Linux KURUMIM, uma distribuição desenvolvida por Carlos Morimoto, mantenedor do Guia do Hardware. Em 2006, foi criado um convênio com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Pará (CTIC-UFPA) que desenvolveu o projeto SET (Servidor de Estações de Trabalho) e a SEDUC, proporcionando o desenvolvimento da versão em live CD (executável a partir do CD-ROM) da distribuição BotoSetLinux.
O BotoSet (união dos projetos BOTO-Seduc e SET-UFPA) surgiu da necessidade de se ter um Linux voltado para a Informática Educativa, que reunisse um conjunto de programas de livre distribuição, e que viabilizasse a realização de projetos educacionais e ações voltadas a inclusão digital e a criação de uma cultura de compartilhamento de informação e colaboração entre os sujeitos que constituem a comunidade escolar.
Seu objetivo fundamental é difundir os princípios filosóficos do movimento do software livre entre alunos, professores e a comunidade escolar e estimular a implementação de Projetos de Informática Educativa e Inclusão Digital nas Escolas.
A partir de janeiro de 2010, o BotoSetLinux recebeu uma atualização e passou para a versão CABANO (3ª geração do linux da SEDUC-Pa).
Para saber mais sobre o GNU Linux, acesse: http://br-linux.org/faq-linux/
Para saber mais sobre o Boto Set acesse: http://www.ufpa.br/set/
O Linux Educacional 4.0, do MEC, usa o ambiente gráfico KDE. Esta nova versão do Linux Educacional está baseada no Kubuntu 10.04 e traz mudanças na interface do sistema. O usuário pode testar o Linux Educacional sem precisar instalar no computador. Isto é importante, pois o novo usuário pode conhecer este Sistema Operacional sem precisar instalar em seu computador.
O Linux Educacional é uma solução de software que colabora para o atendimento dos propósitos do ProInfo de forma a favorecer ao usuário final, no que se refere ao uso e a acessibilidade, bem como ao responsável pelo laboratório, no que se refere à manutenção e atualização da solução.
O Linux Educacional tem uma identidade visual simples e atrativa, aplicativos educacionais personalizados, ferramentas de acesso e busca dos conteúdos educacionais, repositório Debian de conteúdos educacionais mantido pelo MEC e ferramentas de produtividade.
Para saber mais:
Portanto, quais as diferenças? Elas existem de fato?
São duas distribuições Linux, livres, gratuitas, desenvolvidas a partir de ações governamentais, com objetivos educativos e destinados as salas de informática de escolas públicas. Onde reside a diferença?
Pode ser sutil, mas existe uma diferença que não pode ser menosprezada. O Boto-Set-Linux, é fruto de uma ação local, é produção de ciência e tecnologia paraense, foi desenvolvida inicialmente dentro de uma escola pública, a Escola Luís Nunes Direito, localizada na Cidade Nova/ Ananindeua.
Posteriormente, o Boto foi aperfeiçoado por meio do convênio entre a SEDUC e UFPa e, para que o sistema fosse adequado às salas de informática e atendesse suas necessidades reais, foram realizadas dezenas de reuniões e apresentações do Boto tanto para os professores das salas de informática quanto para os multiplicadores dos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTEs).
Qual o significado de tudo isso? Produção de ciência e tecnologia por técnicos e pesquisadores paraenses!
Nenhum estado ou país será desenvolvido se não tiver domínio da produção de ciência e tecnologia, esta é uma condição sine qua non para garantir a autonomia e soberania de uma nação.
Portanto, devemos defender a continuidade do Boto-Set-Cabano, como uma ação estratégica de desenvolvimento de ciência e tecnologia aqui no Pará.
Marcelo Carvalho
7 comentários:
Boa noite Marcelo,
creio que a discussão não divide professores, e sim GESTORES. É uma questão de concepção do significado de desenvolvimento e educação vi software livre pelo gestor.
Roberto Martinssater
Fale Roberto,
Você está correto, o debate está mais centrado na gestão, mas os professores podem e devem participar, posto que as decisões da gestão interferem no trabalho dos professores.
Marcelo Carvalho
Marcelo eu faço parte do uso dos dois sistemas, como multiplicador e como suporte técnico do Proinfo, concordo com o uso do Educacional devido o suporte técnico ser mais eficiente e rápido, quanto ao cabano o suporte da UFPa não funciona pois foram reportados vários bugs com relação ao uso do cabano no multiterminal onde a maioria dos kits do Proinfo são multiterminal, o cabano como softlivre nunca disponibilizou o código fonte para apropriação do seu desenvolvimento desta forma a UFPa não incentiva a produção regional do softlivre, por não disponibilizar o código fonte para estudo e modificações como ocorre com o L.E.
Pelo fato da SEDUC ter gasto um valor alto para a UFPa desenvolver o cabano enquanto tem escolas que não tem sala de informática por falta de estrutura, e outras coisas como a solução do servidor do cabano que nunca terminaram de desenvolver. Foram compradas memorias para as maquinas e nada fizeram.
Olá Jorge,
Sinto muito pelo entendimento equivocado que você expressa a respeito do Boto Cabano, da equipe da UFPA, e de toda a situação acerca do Cabano, talvez até por desconhecimento. Não é verdade que nunca terminamos a solução. Está pronta e disponível no nosso repositório para acesso de qualquer pessoa. Resolvemos também a questão com os multiterminais. Ocorre Jorge, que desde o período antes da eleição e pós eleição, temos tentado entregar a solução à SEDUC, criar um repositório dentro da instituição, dar continuidade às formações para repassar o conhecimento aos professores e técnicos da SEDUC mas nada conseguimos. Fizemos reuniões para que houvesse o acompanhamento por parte da SEDUC para se apropriasse do conhecimento, e foi indicado o Augusto (DITEC) que acompanhou os trabalhos. Com a ajuda da coordenação do NTE à época, conseguimos fazer algumas formações, com pouca presença dos professores das salas de informática, até pelo pouco tempo para divulgar. Quanto às memórias, fazia parte de nossas obrigações a aquisição, mas não a instalação, que seria feita pela equipe da SEDUC. Fizemos a instalação no NTE Belém para viabilizar o uso da solução. Todos os bug's reportados por professores que acompanham o projeto foram solucionados.Em momento algum a UFPA, sua equipe, e eu principalmente, que tenho lutado muito para levar o projeto adiante,concordamos com desperdício de recursos públicos. Tanto que temos tentado resolver questões de ordem administrativa que envolvem o convênio junto à gestão anterior e a nova gestão da SEDUC. E independentemente de convênio celebrado ou recursos disponibilizados, estamos mantendo a solução, resolvendo as pendências e sempre à disposição da SEDUC, pois temos um compromisso que está acima de qualquer questão burocrática ou política. É o nome da UFPA, e da própria SEDUC que devem ser preservados, e o trabalho de toda uma equipe que deve ser valorizado.
Caso deseje maiores informações ou esclarecimentos entre em contato comigo (sandra@ufpa.br), pois a UFPA não se furta a disponibilizar as informações e nem de prestar o suporte para o Cabano.
Cordialmente,
Sandra Rocha
Coord.Equipe Boto Cabano/UFPA
Postar um comentário