terça-feira, 22 de março de 2011

I Seminário da Coleta Seletiva dos Órgãos Federais no Estado do Pará

I Seminário da Coleta Seletiva dos Órgãos Federais no Estado do Pará, a se realizar no dia 24/03/2011, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 8º Região, localizado na Tv. Dom Pedro I, 746 – Umarizal – Belém, Pará.
 
A gestão dos resíduos sólidos é um dos grandes problemas da sociedade atual. Por isso, a busca por soluções que minimizem o impacto ambiental gerado pelo descarte inadequado dos resíduos sólidos é tema recorrente nas escolas, universidades, mídia, empresas públicas e privadas.
 
Em 2006, o Governo Federal, com o intuito de construir uma cultura institucional de destinação correta dos resíduos recicláveis produzidos nos prédios da administração pública federal, instituiu o Decreto Presidencial 5.940. Com o decreto, além da questão ambiental, a questão social recebeu o devido destaque ao aproximar as Comissões de Coleta Seletiva Solidária e a realidade dos  grupos de catadores de materiais recicláveis e também de contribuir com  a inclusão socioeconômica desses trabalhadores.
 
Portanto, o I Seminário da Coleta Seletiva dos Órgãos Federais, tem como objetivo a sensibilização das Comissões de Coleta Seletiva Solidária quanto ao cumprimento do Decreto Presidencial 5.940/06, bem como oferecer apoio técnico, material para as ações educativas e a construção de estratégias coletivas que potencializem a implementação da coleta seletiva , conforme programação que segue abaixo.
Programação
8h30
Mesa Solene
Abertura oficial do evento com representantes de alguns órgãos presentes
9h15
Apresentação artística
Apresentação de dança contemporânea - grupo de jovens catadores
9h40
Sensibilização dos Gestores

Sensibilização com a bióloga Patricia Blauth - momento único na descoberta de uma nova cultura de hábitos e de consumo. site: http://www.menoslixo.com.br/
10h40
Intervalo
11h
Comitê Interministerial para Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis.
Apresentação das leis e decretos existentes sobre a coleta seletiva.
11h50
CASE - Fala dos Catadores
História de luta do movimento dos catadores e da possibilidade de reversão da pobreza através da prática de coleta seletiva.
12h30
Intervalo para Almoço - 1h30
14h

CEMPRE - Associação empresarial dedicada à promoção da reciclagem e gestão integrada do
lixo.
Apresentação da CEMPRE abordando a promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo  e da conscientização da sociedade sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de lixo.
14h50
Ministério Público Federal
Análise jurídica do Ministério Público sobre a questão da coleta seletiva e do decreto 5.940/06.
15h40
Intervalo
16h
Oficina de Propostas e Metas para os órgãos federais - Condução: Coordenação do Evento
Apoio Técnico: Patrícia Blauth
(duração: 1h30)
Momento de capacitação técnica, interação, troca de idéias e experiências e reflexão dos participantes de como implantar a coleta seletiva no dia-a-dia de suas instituições, observando como o processo de ajuda mútua pode facilitar essa prática.
Marcelo Carvalho

Nenhum comentário: