segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Coleta Seletiva e a Escola Pedro A. Pedroso

A coleta seletiva¹ é a coleta de resíduos sólidos previamente segregados, conforme sua constituição ou composição. É um sistema de recolhimento de materiais como papéis, vidro, plástico e metais com objetivo de reutilização ou reciclagem (PNRS).

O Art. 18, da PNRS estabelece que sejam priorizados, no acesso aos recursos da União, os municípios que implantarem a coleta seletiva com a participação de cooperativas ou outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.

A reciclagem de resíduos sólidos representa vantagens ambientais (economia dos recursos naturais), sociais (geração de emprego e renda para os catadores) e econômicos (geração de negócios e impostos na cadeia produtiva da reciclagem). Neste sentido, é importante iniciativas que incentivem a população a adotar o hábito de separar os materiais recicláveis do lixo orgânico.

Na semana passada, a TV Liberal exibiu uma excelente matéria sobre a Coleta Seletiva realizada por alunos e professores da Escola Estadual Pedro A. Pedroso. A reportagem mostrou o engajamento e o nível de consciência ambiental dos alunos, uma verdadeira aula de cidadania.

Aqui no Pará, a cidade de Bragança tem se destacado pela implantação da coleta seletiva com a participação dos catadores, organizados em cooperativa - a COOMARCA (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis dos Caetés). Diariamente, o caminhão da cooperativa percorre os bairros de Bragança e recolhe cerca de uma tonelada de resíduos que deixam de ser depositados no lixão da cidade.

Seria interessante se os alunos e professores das escolas bragantinas replicassem a experiência dos alunos do Pedroso; o meio ambiente e os catadores da COOMARCA agradeceriam.
Assista ao vídeo sobre o projeto dos alunos do Pedroso:




1- A coleta seletiva na cidade de Bragança, o trabalho dos catadores e as práticas de educação ambiental são as temáticas de minha pesquisa de mestrado.

Marcelo Carvalho

3 comentários:

Unknown disse...

Caro profº Marcelo, depreendo do seu post que o Srº é professor na acolhedora cidade de Bragança. Sou profº do Colégio Pedroso, e pensei que poderíamos pensar um tipo de interação entre nossas escola, uma troca de experiências. Que tal? podemos pensar em algo, tipo: uma visita dos nossos alunos ao seus, ou um contato via internet, algum trabalho pelo próprio blog da nossa escola (tipo o srº poderia incentivar os seus alunos, apresentando a matéria no nosso blog e em troca eles poderiam postar comentária fazer perguntas, que seriam respondidas pelos nossos alunos envolvidos no projeto). Caso lhe interesse a ideia entre em contato conosco pelo blog da escola, postando comentário(ou contando nosso amigo em comum Edson Jr.. abrs, Profº Luciano.

Marcelo Carvalho disse...

Caro professor Luciano,

Infelizmente não trabalho em nenhuma escola de Bragança, moro em Ananindeua, na Cidade Nova. Minha pesquisa de mestrado é que em Bragança.

Mas posso contribuir com sua ideia de intercâmbio, vou apresentar a proposta aos professores de Bragança e indicarei o blog do Pedroso, tenho certeza que sua ideia encontrará receptividade entre alunos e professores bragantinos.

Um abraço e obrigado pela visita.

Marcelo Carvalho

Anônimo disse...

Boa idéia. Posso falar com a Professora Eliana!!!
Abs
Edson Jr.