sábado, 12 de fevereiro de 2011

O que é MP3?

Quem gosta de música já está habituado a escutar ou falar sobre o MP3, certo. Mas sabemos corretamente o que é o MP3? Talvez não!

Pensando nisso, decidi publicar o texto abaixo, além de explicar corretamente o que é MP3, o texto dá algumas dicas de programas e sites sobre o assunto.


Arquivos em MP3:

Introdução

A Internet revolucionou a música, que vem passando por profundas mutações nos meios e processos de difusão.  A compressão de arquivos revolucionou ainda mais o universo musical, pois facilitou a troca de arquivos entre usuários.
A Internet permite transformar a música em arquivo digital virtual e cria uma aldeia global sonora. O download de arquivos modificou a difusão e o consumo de música em todo o mundo. Nesse contexto, o MP3 abalou a indústria fonográfica que trava uma dura resistência contra esse formato.

Definição de MP3

O MP3 é uma forma de compressão de arquivos sonoros eficiente, sem perda substancial da qualidade. A sigla MP3 é a abreviação de MPEG-1/2 Audio Layer 3 ou Layer-3 MPeg. A compressão de um arquivo MP3 pode reduzir arquivos de áudio digitais sem prejudicar a qualidade do arquivo porque o sistema auditivo humano praticamente não percebe a faixa comprimida ou retirada do áudio original.
Os arquivos .wav (wave), comumente utilizados pela indústria musical e considerado o formato padrão de música para PCs, são semelhantes aos com extensão .mp3. A diferença é a compactação do MP3. Na média, um minuto de música corresponde a 10 MB para uma gravação de som de 16 bits estéreo com 44.1 KHz em wave. Em MP3, um minuto de música corresponde a 1 MB. A proporção entre o wave e o MP3 é de 10/1.
A popularização da Internet, a criação e disseminação de softwares de troca de arquivos pela rede, como o Kazaa, Napster e Morpheus tornaram o MP3 numa das mais famosas siglas da indústria musical. Mesmo a contragosto dessa poderosa indústria que sofreu grandes prejuízos no faturamento.

Como funciona o MP3

Quando foi criado na Alemanha, em 1987, o MP3 surgiu com o intuito de reproduzir o som com a qualidade dos CDs com uma taxa de compressão razoável. Para gravar um CD, a taxa de gravação é de aproximadamente 1,4 Megabit por segundo. O MP3 baixou essa taxa para 128 KB/s. Mesmo diminuindo o arquivo na proporção 10/1, o MP3 manteve quase na sua totalidade a qualidade sonora do arquivo de áudio.
A manutenção da qualidade sonora dos arquivos foi possível graças às técnicas de codificação perceptual, método que comprime somente as freqüências sonoras que não são perceptíveis ao ouvido humano. Os sons de CDs e áudio wave são mais completos do que o MP3, pois possuem dados que não são captados pelo sistema auditivo. O MP3 descarta as freqüências que não são captadas pelo homem, mantendo a qualidade do som, pois, como já explicamos, somente descarta aquilo que o ouvido humano não percebe.

Programas de MP3

O mercado oferece uma série de bons programas para gravar e ouvir MP3. Entre eles, podemos destacar alguns players:
Windows Media Player (para PC)
Winamp (para PC)
RealJukebox (para PC)
iTunes (para PC e Macintosh)
MusicMatch (para PC e Macintosh)
Aqueous (para Macintosh)
Audion (para Macintosh)
XMMS (para Linux)
Audacious (para Linux)
O Winamp, que possui versões gratuitas e pode ser baixado em www.winamp.com é um dos mais utilizados. Ele é compatível com vários formatos e tem diversos recursos, como a possibilidade de colocar peles os skins. O winamp é leve e fácil de usar. O Windows Media Player é o mais comum, pois é disponibilizado pela Microsoft no pacote do Windows, o que gerou diversas batalhas judiciais com outras empresas que se sentiram prejudicadas por essa atitude da Microsoft.
Os usuários do sistema operacional Linux têm a disposição uma série de programas de MP3. Com o XMMS descontinuado, um dos mais comuns é o Audacious, cujo site é http://audacious-media-player.org/Main_Page.

Gravação de MP3

A conversão de arquivos de CD para MP3 mais simples é o que utiliza um programa ripper. Um dos mais utilizados é o FreeRIP (www.mgshareware.com). Este programa converte as faixas do CD para arquivos MP3. Geralmente, a conversão se dá quando o programa passa os dados digitais no formato CD-DA (o formato do CD), armazenando-os num diretório temporário. Em seguida, esses dados são convertidos para o formato WAV e, depois, são comprimidos em MP3.
A qualidade sonora resultante depende do software usado, do hardware da máquina e da configuração escolhida. Pela taxa padrão de gravação de MP3 (128 Kbits por segundo), cada minuto de música corresponde à cerca de 1 MB em disco. Mas essa taxa pode ser alterada, conforme a disponibilidade de recursos dos softwares de gravação (ripper). Por exemplo, você pode aumentar essa taxa para 192 Kbits por segundo, o que aumenta a qualidade sonora, mas conseqüentemente, ocupa mais espaço.

Fonte: Curso Mídias na Educação/Módulo Rádio/Recursos de Rádio na WEB
Imagem: Google
Marcelo Carvalho

Nenhum comentário: