sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

1/2 transparência

Seduc lança ferramenta de fiscalização da aplicação dos recursos da educação
 
 
 
A partir de agora, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) disponibiliza ao público uma nova forma de acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos voltados para a educação. Trata-se do “Transparência Seduc”, uma ferramenta para a consulta de informações relativas aos investimentos financeiros, estaduais e federais, aplicados nas escolas estaduais da Região Metropolitana de Belém (RMB). A consulta pode ser feita no portal da Seduc na internet (www.seduc.pa.gov.br). 
 
Opinião
A ideia é muito boa, facilitará a fiscalização e o acompanhamento dos investimentos, também, possibilitará monitorar a relação entre os recursos recebidos e a melhoria dos indicadores de qualidade  do ensino ofertado pela escola, como exemplo, o IDEB, as notas dos alunos no ENEM etc.
 
O "X" da questão é que 1/2 transparência não resolve o problema. O governo poderia ser mais ousado e disponibilizar os valores recebidos e investidos pela própria SEDUC, como, por exemplo, o FUNDEB. Poderia indicar quanto da receita estadual é investido na educação, divulgar as licitações, prestações de contas, gastos reais com salários...
 
Falta pouco, se foi possível criar a ferramenta de transparência da  SEDUC/escola, deve ser fácil criar a transparência SEDUC/SEDUC.
Fico na torcida pela criação da transparência SEDUC e me comprometo a divulgar e elogiar (aqui no blog) assim que  esta for disponibilizada no site da SEDUC.

Marcelo Carvalho

 

Nenhum comentário: