domingo, 5 de dezembro de 2010

Registro


Na última 5ª feira, dia 02/12, iniciei minha participação na oficina de Gimp ministrada pelo multiplicador Marco Aurélio (Marco Buro, para os íntimos), do NTE Ananin. O Gimp é um excelente editor de imagem, é um software livre e já está instalado no Boto Set Cabano, ou seja, está a disposição de alunos e professores da rede estadual de ensino. De modo geral o Gimp ainda é pouco utilizado em nossas escolas, talvez em função da falta de formação1, portanto, a oficina promovida pelo NTE Ananin busca preencher esta lacuna.
O Gimp pode ser utilizado de diversas formas na educação, por exemplo, os professores de História e Geografia podem editar mapas, acrescentando ou excluindo partes ou legendas. O professor de biologia pode manipular imagens de seres vivos, células etc. E claro é possível manipular fotografias, portanto, a característica mais interessante do Gimp é a possibilidade da autoria, a imagem manipulada torna-se única.
Após a aula fiquei refletindo sobre o tempo em que fiquei sem participar de cursos e oficinas na área da informática educativa, foram quase quatro anos, o tempo em que me dediquei ao trabalho na CTAE, lá nosso objetivo era elaborar políticas em favor de outros professores. A rotina da burocracia e os diversos compromissos absorviam quase 100% de nosso tempo. Arrependimento? Nenhum, tenho orgulho do que empreendemos: lotação de professores na sala de informática, valorização dos NTEs, formação de professores em diversos cursos, inclusive em nível de especialização.
Agora que estou em gozo de minha licença aprimoramento (estou cursando mestrado em Ciências Ambientais) volto a ter tempo para estudar e participar de cursos e oficinas ministrados nos NTEs, volto a reencontrar minha própria história, pois iniciei meu encantamento com a informática educativa nos cursos de nossos núcleos (NTE e NIED), onde tive oportunidade de ser aluno dos professores Paulo Augusto, Franz Pereira, Alberto Gomes e Odiléa Lopes.

Veja minhas primeiras manipulações de imagens, ainda são rudimentares, lembram os garranchos de alunos que estão em fase de alfabetização, mas são passos significativos, em breve e com ajuda das próximas aulas, conseguirei resultados mais dignos tanto em relação ao conteúdo quanto à estética.


Marcelo Carvalho

1 - O NTE Belém Prof. Washington Lopes – promoveu oficinas (uso básico) de GIMP, porém, com a aposentadoria do professor Alberto Gomes esta ação foi descontinuada. O professor Jorge Andrade, também ministrou uma oficina de Gimp no NTE Belém, quando era bolsista, a oficina era de foto montagem no Gimp e visava icentivar os professores da SIE a participarem do I Festival Multimídia do NTE.

2 comentários:

Jorge Andrade disse...

Marcelo você está equivocado pois eu ministrei uma oficina de Gimp no NTE Beleém quando era bolsista e você mesmo o Coordenador, a oficina era de foto montagem no Gimp.

Marcelo Carvalho disse...

Bacana Jorge, realmente esqueci desta oficina, obrigado por me fazer recordar.

Seria interessante você ofertar novamente esta oficina, acredito que os professores das SIE ficarão interessados.

Um abraço,

Marcelo Carvalho