quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Blogs e democracia

Hoje encontrei um texto antigo, do professor Cavalcante, que foi publicado no blog da CTAE, é um texto interessante por refletir sobre o uso democrático dos blogs. 
O texto é bem atual, uma defesa da livre opinião, da democracia.
Por acreditar no conteúdo do texto do professor Cavalcante é que este blog não adota a moderação de comentário, assim, qualquer leitor pode criticar ou elogiar qualquer postagem feita aqui. É estranho quando um blog só publica apenas os comentários  favoráveis, os elogios. E as criticas e a opinião divergente?
Leia o texto do professor Cavalcante:

Blog: compromisso com a verdade!!

maio 26, 2009
equilibrio

Nós blogueiros devemos ter compromisso com nossos leitores(as) e, principalmente, com a verdade.
Neste sentido, o papel de um blog educativo é fazer com que os nossos leitores(as) tenham acesso a diferentes opiniões, argumentos, pontos de vista e tenham condições de estabelecer analogias, comparar teses e estabelecer sua opinião crítica sobre ideias expressas.
O blog nunca deve expressar interesse de apenas uma parte envolvida em uma determinada disputa, especialmente, quando ele traz em seu cabeçalho o nome de uma escola ou instituição.
Se ele é um blog pessoal aí é outra história.
Acredito que um administrador de blog, quer seja membro de uma categoria, ou alguém que ocupe uma função gratificada no governo (este é o meu caso) deve assumir uma posição mais equilibrada possível em relação aos conteúdos que serão postados.
Se é verdade que não somos neutros, também é verdade que devemos mostrar as argumentações dos dois lados envolvidos em uma determinada situação, conflito trabalhista ou disputa de posição.
Esta é uma atitude de respeito ao leitor(a) que saberá ao ler criticamente diferentes argumentos estabelecer seu juízo de valor.
Com base nesta convicção divulgo dois documentos em relação a greve dos professores(as): um que expressa a posição do governo (do qual participo) e outro do Sintepp, que representa a categoria de educadores no estado do Pará .
Pessoalmente, acredito que o empenho de todos nós educadores(as) (tantos os que integram o governo popular e os que estão no sindicato) pode ajudar a construir uma saída para o movimento grevista baseada no diálogo e nos princípios democráticos que a maioria de nós defendemos.
Posições extremadas não nos conduzirão a lugar nenhum….
Posição da SEDUC
Posição do Sintepp
Texto: Luís Cavalcante
Imagem: wikepedia.org


Marcelo Carvalho

Nenhum comentário: