quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Você sabe o significado da palavra UBUNTU?


Veja o vídeo:



Na secretaria de Estado de Educação do Pará, e em vários outros órgãos públicos, utiliza-se uma distribuição do Linux, denominada Ubuntu. O linux é um Software Livre e é distribuído gratuitamente em vários sites da internet. Porém, acredito que os milhares de funcionários da SEDUC não conhecem o significado desta palavra e talvez nem a importância do Software Livre.

Muitos acreditam que a opção pelo Software Livre seja meramente econômica, o governo teria feito a escolha pensando na redução do custo do computador. Isto em parte é verdade, pois o custo do Sistema Operacional e de outros aplicativos são inseridos no custo final do equipamento. Porém, a questão econômica poderia ter sido resolvida. Em 2007, a Microsoft, chegou a oferecer seu sistema por R$10,00.

Porém, a opção pelo Linux é algo mais profundo, tão profundo quando o significado da palavra Ubuntu, mostrado no vídeo. O Linux representa a liberdade de escolha e a possibilidade de modificar o software, ao invés da padronização é privilegiado a diversidade, pois assim é a sociedade e assim é o homem, isto explica por que não existe um Linux e sim dezenas de distribuições, como o Linux Educacional (MEC), Boto Set Cabano (SEDUC - Sala de informática), o Ubuntu e muitos outros.

O Linux também defende uma visão de compartilhamento do saber científico e tecnológico, nesta visão o saber não é mercadoria a ser comercializado e gerar lucros para uma pessoa ou empresa. O saber é compartilhado, o sistema de código fonte aberto é um exemplo desta postura. O desenvolvimento do Linux é essencialmente comunitário, embora grandes empresas também contribuam com este desenvolvimento, cada descoberta ou avanço é rapidamente compartilhado o que gera novas descobertas, novos avanços, o Linux é desenvolvido 24 horas por dia, em todos os países do mundo!

Por ser livre, não existe Linux pirata, logo não há crime, o sistema pode ser copiado, modificado e novamente distribuído.


                            http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux

Sobre o Linux - Boto Set Cabano: NTE Ananin

Marcelo Carvalho

3 comentários:

Jorge Andrade disse...

Legal Marcelo pois muita gente não sabe o que significa Ubuntu, já compartilhei no meu blog.

Um abraço

ericsiq disse...

Ubuntu para todos.

Ótima postagem. Cresci com ela.
Ubuntu para você e para mim.

Marcelo Carvalho disse...

Valeu Jorge e Éric,

Os comentários de vocês valorizam este blog.

Um abraço,

Marcelo Carvalho