domingo, 21 de novembro de 2010

Mídias na Educação - Parte 1




Apresentação

Mídias na Educação é um programa a distância, com estrutura modular, com o objetivo de proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação – TV e vídeo, informática, rádio e impressos – de forma integrada ao processo de ensino e aprendizagem, aos profissionais de educação, contribuindo para a formação de um leitor crítico e criativo, capaz de produzir e estimular a produção nas diversas mídias.
O programa possibilita diferentes percursos de aprendizagem e certificação. Estão previstos três níveis de certificação constituindo ciclos de estudo: o Ciclo Básico, de Extensão com 120 horas de duração; o Intermediário, de Aperfeiçoamento, com 180 horas: e o Avançado, de Especialização, com 360 horas.
Em 2005 foi implementada versão piloto, on line, no ambiente e-ProInfo, para 1.200 potenciais multiplicadores e tutores de todos os estados brasileiros. Em 2006, iniciou a versão on line do Ciclo Básico, com certificação em extensão, para dez mil profissionais de Educação Básica em todo o País.
O programa está sendo desenvolvido  pela SEED/MEC em parceria com secretarias de educação e universidades públicas , estas responsáveis pela produção, oferta e certificação dos módulos, assim como pela seleção e capacitação de tutores. Com foco na pedagogia da autoria, na integração de tecnologias, na democratização e flexibilização do acesso à formação e no trabalho colaborativo, o Programa pretende ser uma referência para cursos on line. Mídias na Educação: a autoria com estratégia de aprendizagem.

Público-alvo

Profissionais em educação, em especial professores da Educação Básica, capazes de produzir e estimular a produção dos alunos nas diferentes mídias, de forma articulada à proposta pedagógica e a uma concepção interacionista de aprendizagem.

Objetivo geral:

  • Contribuir para a formação de profissionais em educação, em especial professores da Educação Básica, capazes de produzir e estimular a produção dos alunos nas diferentes mídias, de forma articulada à proposta pedagógica e a uma concepção interacionista de aprendizagem.

Objetivos específicos:
  • Identificar aspectos teóricos e práticos referentes aos meio e comunicação no contexto das diferentes mídias e no uso integrado das linguagens de comunicação: sonora, visual, impressa, audiovisual, informática e telemática, destacando as mais adequadas aos processos de ensino e aprendizagem;

    - Explorar o potencial dos Programas da SEED/MEC (TV Escola, Proinfo, Rádio Escola, Rived) e os desenvolvidos por IES ou Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, no Projeto Político Pedagógico da escola, sua gestão no cotidiano escolar e sua disponibilidade à comunidade;

    - Elaborar propostas concretas para utilização dos acervos tecnológicos disponibilizados à escola no desenvolvimento de atividades curriculares nas diferentes áreas do conhecimento;

    - Desenvolver estratégias de autoria e de formação do leitor crítico nas diferentes mídias;

    - Elaborar projeto de uso integrado das mídias disponíveis.

Organização dos Módulos no Curso

Os Módulos do programa estão estruturados em três Ciclos, permitindo o tratamento dos temas em diferentes níveis de profundidade, a saber:


CICLO BÁSICO
EXTENSÃO
120 HORAS 
 
Módulos básicos sobre uso educacional e produção em mídias e sua gestão
CICLO INTERMEDIÁRIO
APERFEIÇOAMENTO    
180 HORAS

     Módulos temáticos dedicados às diversas mídias, sua gestão, autoria e aplicabilidade educacional
CICLO AVANÇADO
ESPECIALIZAÇÃO
360 HORAS
Módulos temáticos dedicados às especificidades e ao aprofundamento da autoria das mídias na educação


Ciclo Básico – Constitui o núcleo em torno do qual se estruturam os demais ciclos. Engloba a discussão sobre a utilização das mídias em diferentes concepções pedagógicas, os fundamentos e a aplicabilidade das principais mídias no ensino e na aprendizagem, tanto do ponto de vista do espectador quanto do autor. Terá carga horária de 120 horas e poderá ser certificado como Extensão, desde que apresentado e avaliado como suficiente, o trabalho final estipulado para o nível.


Ciclo Intermediário – Será formado por módulos temáticos de nível intermediário, constituindo desdobramentos e acréscimos aos módulos do Nível Básico.
Para fazer jus à certificação de Aperfeiçoamento, o participante deverá ter cursado o equivalente a 120 horas do Nível Básico mais o equivalente a 60 horas em Módulos do Ciclo Intermediário, além de apresentar o trabalho final estipulado para o nível.


Ciclo Avançado – Será constituído pelo Ciclo Básico, acrescido de, pelo menos, o equivalente a 60 horas de estudo de Módulos do nível intermediário e de, pelo menos, o equivalente a 180 horas de estudo de Módulos do nível avançado, perfazendo um total de 360 horas.


Fontes:

Post original: Blog da professora Áurea:
http://tutoriademidias.wordpress.com/2009

Marcelo Carvalho

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