sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Mídias na Educação - Parte 5

Hoje encontrei na internet, site da SEDUC, um texto de 2008, a matéria produzida pela ASCOM, retrata o lançamento do curso Mídias na Educação, em Bragança. Lembrei-me das dificuldades que eu, o professor Cavalcante, a professora Bertolina, a Rose e o restante da equipe da CTAE enfrentamos para realizar estes encontros presenciais. Acho que na próxima postagem vou contar esta história.
Leia o texto da ASCOM:
Especialização em Mídias na Educação -  17/10/2008 17:19:00
 
Cerca de 200 professores da rede estadual e municipal de Bragança, Traquateua, Augusto Correia, Viseu e Cachoeira do Piriá, municípios que integram a 1ª Unidade Regional de Educação (1ª URE), participaram no último dia 16, da aula inaugural do curso de especialização em Mídias na Educação, uma realização do Ministério da Educação, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Universidade Federal do Pará (UFPA) e União Nacional dos Dirigentes Municipal (Undime). O objetivo é formar educadores para o uso e aplicação de diversos tipos de mídias, entre elas, rádio, TV, vídeo e internet, como instrumento pedagógico na construção e produção de conhecimento nas escolas.
A aula inaugural no pólo Bragança, no salão da WT Eventos, teve início com a palestra "As políticas públicas do Governo do Estado para a Promoção da Inclusão Digital e Formação de Professores", do coordenador da Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE) da Seduc, professor Luiz Cavalcante, seguida da palestra "Por que o uso das tecnologias na Educação", com representantes da UFPA e do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) e da palestra "Introdução à plataforma e-ProInfo", ministrada pelo professor Marcelo Carvalho, coordenador do programa TV Escola e Educação à Distância, da Seduc.
Também participaram do lançamento do curso em Bragança a Secretaria Municipal de Educação do município, tendo como representante a professora Diana Ramos, do diretor da 1ª URE, Paulo Eremiltom de Sousa e do coordenador local do NTE, Walter Rosário. A programação do curso segue hoje (17) e sábado (18), das 8h às 18h, com as oficinas práticas nas escolas estaduais Luis Paulino, Bolívar Bordalo, Mário Queiroz e no NTE. Ao comparar a situação das escolas antes de 2006, Cavalcante destacou o lançamento de programas do atual Governo que contribuíram para minimizar a exclusão digital no Estado, como o Escola de Portas Abertas, o Programa de Formação Continuada de Professores e o Navega Pará. "O diagnóstico constatou que apesar da aquisição de novos computadores e de mais laboratórios nas escolas públicas, esses equipamentos eram pouco utilizados do ponto de vista educacional pelos professores", disse ele. Cavaltante destacou ainda outras ações da Seduc, como a revisão da portaria de lotação dos professores de informática com carga horária de 150 e 125 horas/mensais, a lotação de professores em ambientes pedagógicos e a parceria com o Governo Federal que assegura a realização do curso de Mídias na Educação para 1.600 professores da rede estadual em 2008. "O professor vai estar preparado para desenvolver essas ferramentas na área educativa e isso contribui para os alunos terem aulas inovadoras, além de uma maior interação com a comunidade".
Para o professor Marcelo Carvalho, que orientou os educadores a usarem o ambiente colaborativo de aprendizagem e-ProInfo, a medida em que os professores tiverem o domínio de como usar as mídias na escola, as escolas terão "aulas mais dinâmicas, interativas e participativas, uma vez que a ferramenta tem todo o conteúdo que pode ser explorado em sala de aula".
O curso de especialização em Mídias na Educação acontece pela terceira vez no Estado do Pará e pretende formar professores de 106 municípios, na modalidade Educação à Distância com estrutura modular nos ciclos básico, intermediário e avançado. Uma das novidades deste ano é a descentralização do curso para 15 pólos. Em cada pólo do curso, os professores poderão tirar dúvidas sobre as aulas com os tutores do NTE que participaram do curso de formação em Belém, realizado nos dias 13 e 14 deste mês.
A próxima aula inaugural do curso acontece nos dias 20, 21 e 22 deste mês no pólo de Capanema, seguida dos pólos de Abaetetuba (22, 23 e 24), Santa Izabel (27, 28 e 29), Redenção (29, 30 e 31). Em novembro, as aulas seguem em Tucuruí (3, 4, e 5), Altamira (6, 7 e 8), Marabá (10, 11e 12), Santarém (12, 13 e 14), Itaituba (17, 18 e 19), Monte Alegre (20, 21 e 22), Castanhal (24, 25 e 26) e Belém (25, 26 e 27). Esta etapa encerra em dezembro com a formação nos municípios de Óbidos (1, 2 e 3) e Mãe do Rio (4, 5 e 6).
Texto:Ascom/Seduc
Fonte:
http://www.seduc.pa.gov.br/portal/index.php?action=Noticia.show&idnoticia=100&idareainteresse=1
 Marcelo Carvalho

Nenhum comentário: