sábado, 20 de novembro de 2010

Novos especialistas em Tecnologias em Educação


Imagem: Professores Sidinei e Éric, no centro a professora Bertolina, Ex-coordenadora do Proinfo-Pa, foi na gestão dela que o curso foi estruturado.


Nos dias 18 e 19 de novembro foi finalizado o Curso de Especialização em Tecnologias em Educação, ministrado pela PUC-Rio. O encerramento do curso foi marcado pelo encontro presencial de todos os alunos, durante o encontro eles apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso – TCC.
Os alunos do curso são professores da rede estadual de ensino e de redes municipais, muitos atuam em salas de informática e nos NTEs. O curso foi uma excelente oportunidade para aprofundar conhecimentos na área das TIC e sua aplicação na educação.
O curso foi desenvolvido na modalidade Educação a Distância e foi implementado em parceria entre o Governo Federal (MEC-PRINFO), o Governo Estadual (SEDUC-CTAE) e com as prefeituras de diversos municípios representados pela UNDIME-Pa.

Estive no auditório da SEMED (Secretaria de Educação de Ananindeua), e pude constatar a felicidade dos professores com a conclusão dos estudos e obtenção do título de especialização. Também, foi possível perceber que muitos TCCs refletiram sobre as políticas públicas implementadas pela SEDUC-DITEC-CTAE nos últimos quatro anos, como o Portal Escolar, projeto EDUCAREDE, Rádio Escola e projetos de utilização da sala de informática.

Fiquei muito contente em encontrar meus amigos multiplicadores dos NTEs e mais ainda ao ouvir vários depoimentos de agradecimento e de reconhecimento pelo trabalho que desenvolvi na CTAE. Uma das declarações que mais me deixou emocionado foi a da professora Josefa, multiplicadora do NTE Santarém, ela lembrou do dia em que estávamos em Santarém e ela dizia que tinha desistido e enviado um e-mail à coordenação da PUC oficializando seu desligamento do curso. Naquele dia chamei a atenção da professora, disse que ela não poderia fazer aquilo, pois ela era uma referência para os demais professores, ela era multiplicadora do NTE e tutora do curso Mídias na Educação e portanto tinha que zelar por sua imagem e ser um exemplo aos demais. Ela reconsiderou sua decisão, retornou ao curso e ontem defendeu seu trabalho.

O curso foi importante para todos os professores, entretanto, foi especial para os que atuam nos NTEs, pois os professores de diversos núcleos participaram e tiveram oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e assim melhorar sua prática docente. Por este motivo, encerro esta postagem homenageando os novos especialistas dos NTEs e fico torcendo para em breve poder postar aqui neste blog os projetos que eles desenvolverão em favor das escolas e de outros professores, pois como o nome diz, os que atuam nos NTEs são multiplicadores!

NTE Professor Washington Lopes – NTE Belém

Aderílson – Bolsista do NTE
Sanches – Bolsista do NTE

NTE Mário Thomáz

Micheline

NTE Ananindeua

Éric

NTE Marabá
Elizânia
Robenilde

NTE Bragança
Joelma

NTE Abaetetuba

Jó Elder

NTE Altamira

André
Fabrício

NTE Santarém

Josefa
Iara

NTE Tucuruí

Cláudio
Claudete
Dilma
Vitória
Marilene

NTE Benevides

Elizabeth

Marcelo Carvalho

Fonte: Fotografia (blog do professor Éric)

3 comentários:

Luis Cavalcante disse...

O novo prédio do NTE-Belém ficou muito bom.
Sei quanto você batalhou por aquela reforma e pela lotação de multiplicadores nos NTEs e sala de informática.

Fica uma lição sobre o poder: Ele só serve se for usado para ajudar as pessoas.

Luis Cavalcante

Marcelo Carvalho disse...

Obrigado pelo comentário. Sobre o poder, concordo plenamente. Tenho certeza que mesmo sem o poder continuaremos ajudando as pessoas. Temos conhecimento e experiências, podemos ministrar cursos, oficinas, fazer palestras, icentivar o uso de software livre etc.

E a ONG, vamos criar?

Marcelo Carvalho

ericsiq disse...

Olá Marcelo, foi muito bom ver você no evento, a Professora Bertolina está nos agradecimentos da metade dos TCC a outra metade você, obrigado pelo incentivo. Todos juntos pela educação de qualidade.
Abraço.