sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Os Rumos do Curso Mídias na Educação no Oeste do Pará ou a postagem 100

Na última postagem que fiz aqui no blog, lancei um desafio: queria que a postagem de número 100 fosse escrita por alunos ou tutores do curso. Felizmente tive um bom retorno e agora público um dos textos que recebi. Ele vem lá de Santarém, Oeste do Pará, e foi enviado pela Sandra Mônica, grande companheira de tantas jornadas. Conheçam a avaliação que ela faz sobre nosso curso:


Cursista: Sandra Mônica Oliveira de Sousa
Tutora Josefa Dutra

Os Rumos do Curso Mídias na Educação no Oeste do Pará.

A implantação da 3ª edição do Curso Mídias na Educação no Estado do Pará oportunizou a muitos professores um mergulhar no universo das mídias impressas e digitais que podem ser usadas no ambiente escolar, alargando assim o conhecimento destes educadores, afinal alguns deles ainda não utilizavam em suas aulas as mídias digitais, pois não sabiam utilizar o computador, o que podemos confirmar pela fala de uma professora: “quando comecei o curso mídias na educação não sabia nem ligar o computador, mas agora já digito todas as minhas atividades, consigo posta-las, bem como acessar o conteúdo do curso”.
Outros professores já utilizavam as mídias, mas de forma ainda tímida, mas com as discussões proporcionadas pelos módulos, estes foram buscando mais informações, através da pesquisa e do compartilhamento com os outros cursistas, e conseguiram produzir e aplicar as mídias de forma mais eficaz e consistente, o que pode ser comprovado nas discussões promovidas nos fóruns. Isto tudo demonstra que a formação continuada dos educadores é um excelente caminho a ser seguido para a promoção de uma Educação com qualidade.
Outro ponto que merece destaque em tudo isto, é a utilização da Educação a Distâcia para a efetivação da formação continuada dos professores, afinal traça um novo caminho, que pela Educação Presencial estaria vedado, pois o custo de todo o aparato que seria preciso para atender todas as turmas do curso Mídias, acabaria por inviabiliza-lo. A EAD vence barreiras, atingi um público muito maior e dá condições do cursista gerir seu próprio aprendizado. É ou não é a melhor opção para a formação continuada dos educadores que dispõe de uma jornada de trabalho de no mínimo 8 horas por dia?
Neste sentido, acreditamos que o curso Mídias vem contribuindo muito com a Educação no Oeste do Pará, falo especificamente desta região por ser nossa realidade, uma vez que vem promovendo a democratização do conhecimento, no que concerne as mídias na educação. Por isso, enquanto cursista do curso acredito muito nos novos rumos que ele vem dando para a Educação em nossa região, e a cada projeto compartilhado no grupo vislumbro o fruto deste conhecimento construido coletivamente por todos os atores deste cenário: coordenação, tutores e cursistas, o que nos faz ciente de que essa teia de conhecimento a cada dia poderá agregar novos adeptos, só depende da postura que adotaremos daqui para frente, afinal uma Educação de Qualidade precisa deixar de ser apenas um sonho para se tornar uma realidade.

Postado por: Marcelo Carvalho

Imagem: http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=com.ubuntu:pt-BR:official&um=1&q=alter+do+ch%C3%A3o&sa=N&start=40&ndsp=20

2 comentários:

France disse...

Como sempre a professora Sandra dando show em suas produções, belo texto que expressa com clareza a importãncia deste curso para nós, profissionais da educação do Oeste do pará. Muito bom sandra.

Ana Léia disse...

Professora Sandra,concordo com o que relatou nesse tão bem elaborado texto e parabenizo-a. Penso que posso fazer minhas as suas palavras, definiu muito bem o curso mídias na educação e creio que esta é a realidade em todo o interior do Estado. Valeu Sandra!