Etapa 1 - Atividades
Etapa 1 – Ativ. 1 - Fórum: o uso da informática na prática pedagógica – Tópico: “O processo ensino-aprendizagem.
Partindo do estudo dos textos (biblioteca – etapa1) e das reflexões realizadas, participe deste fórum de discussão com seus colegas:
* Que sentido tem a afirmação: “Os mecanismos de influência educativa têm um lugar no processo de ensino-aprendizagem, como um processo onde não se centra atenção em um dos aspectos que o compreendem, mas em todos os envolvidos”!
* “A concepção defendida aqui é que o processo de ensino-aprendizagem é uma integração dialética entre o instrutivo e o educativo que tem como propósito essencial contribuir para a formação integral da personalidade do aluno”
Como se articula a integração dialética entre o instrutivo e o educativo?
* “A concepção de que o processo de ensino-aprendizagem é uma unidade dialética entre a instrução e a educação está associada à idéia de que igual característica existe entre ensinar e aprender”
Estabeleça a relação entre instrução/educação e ensinar/aprender.
Partindo do estudo do texto e das reflexões realizadas, vá até o Fórum de Discussão “O uso da informática na prática pedagógica” e discuta com seus colegas:
* Qual a concepção de processo ensino-aprendizagem que deve orientar nossa prática?
* Qual a importância das reflexões sobre o caráter sistêmico dos componentes do processo de ensino-aprendizagem e suas relações?
Etapa 1 – Ativ. 2 - Diário de Bordo
Após o estudo e a discussão sobre a concepção do processo ensino-aprendizagem que deve orientar nossa prática e sobre a importância da visão sistêmica deste processo. Reflita como você vem desenvolvendo sua prática pedagógica, ou seja:
- Qual a concepção de ensinar e aprender que vem orientando sua prática?
- Como você tem definido os objetivos, selecionado os conteúdos, os métodos e recursos didáticos, qual o objetivo da avaliação?
- Como tem sido o processo de interação com os alunos?
Registre suas reflexões no Diário de Bordo.
Etapa 2 - Atividades
Etapa 2 – Ativ. 1 - Fórum: o uso da informática na prática pedagógica – Etapa 2
Discuta com seus colegas aqui neste fórum, qual é a função dos recursos didáticos no processo ensino-aprendizagem?
Etapa 2 – Ativ. 2 - Realize uma pesquisa em sua escola e identifique os recursos didáticos disponíveis, as especificidades de cada um e como têm sido utilizados.
Registre sua pesquisa no Diário de Bordo.
Etapa 2 – Ativ. 3 – Fórum - o uso da informática na prática pedagógica – “recursos didáticos”.
A partir das conclusões e observações obtidas com a pesquisa realizada na atividade 2, da etapa 2, participe deste fórum e discuta com seus colegas: Quais os principais recursos didáticos disponíveis nas escolas públicas do Brasil? Quais as limitações e dificuldades da utilização desses recursos?
Etapa 2 – Ativ. 4 - Biblioteca
Elabore, um texto, discutindo: O conceito de recursos didáticos. A função dos recursos didáticos no processo ensino-aprendizagem. As possibilidades e limitações da utilização dos recursos didáticos em sua prática pedagógica. Disponibilize seu texto na Biblioteca – Material do Aluno, tema Recursos Didáticos, sub-tema Etapa 2.
OBS. Para encontrar o roteiro de atividades original, acesse o conteúdo do módulo e clik na opção escola e em seguida explore os links.
Por: Marcelo Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário