quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Primeiras atividades - Módulo Informática

Etapa 1 - Atividades


Etapa 1 – Ativ. 1 - Fórum: o uso da informática na prática pedagógica – Tópico: “O processo ensino-aprendizagem.


Partindo do estudo dos textos (biblioteca – etapa1) e das reflexões realizadas, participe deste fórum de discussão com seus colegas:


* Que sentido tem a afirmação: “Os mecanismos de influência educativa têm um lugar no processo de ensino-aprendizagem, como um processo onde não se centra atenção em um dos aspectos que o compreendem, mas em todos os envolvidos”!


* “A concepção defendida aqui é que o processo de ensino-aprendizagem é uma integração dialética entre o instrutivo e o educativo que tem como propósito essencial contribuir para a formação integral da personalidade do aluno”

Como se articula a integração dialética entre o instrutivo e o educativo?


* “A concepção de que o processo de ensino-aprendizagem é uma unidade dialética entre a instrução e a educação está associada à idéia de que igual característica existe entre ensinar e aprender”

Estabeleça a relação entre instrução/educação e ensinar/aprender.

Partindo do estudo do texto e das reflexões realizadas, vá até o Fórum de Discussão “O uso da informática na prática pedagógica” e discuta com seus colegas:


* Qual a concepção de processo ensino-aprendizagem que deve orientar nossa prática?


* Qual a importância das reflexões sobre o caráter sistêmico dos componentes do processo de ensino-aprendizagem e suas relações?


Etapa 1 – Ativ. 2 - Diário de Bordo


Após o estudo e a discussão sobre a concepção do processo ensino-aprendizagem que deve orientar nossa prática e sobre a importância da visão sistêmica deste processo. Reflita como você vem desenvolvendo sua prática pedagógica, ou seja:


  • Qual a concepção de ensinar e aprender que vem orientando sua prática?
  • Como você tem definido os objetivos, selecionado os conteúdos, os métodos e recursos didáticos, qual o objetivo da avaliação?
  • Como tem sido o processo de interação com os alunos?


Registre suas reflexões no Diário de Bordo.


Etapa 2 - Atividades

Etapa 2 – Ativ. 1 - Fórum: o uso da informática na prática pedagógica – Etapa 2

Discuta com seus colegas aqui neste fórum, qual é a função dos recursos didáticos no processo ensino-aprendizagem?

Etapa 2 – Ativ. 2 - Realize uma pesquisa em sua escola e identifique os recursos didáticos disponíveis, as especificidades de cada um e como têm sido utilizados.

Registre sua pesquisa no Diário de Bordo.

Etapa 2 – Ativ. 3 – Fórum - o uso da informática na prática pedagógica “recursos didáticos”.

A partir das conclusões e observações obtidas com a pesquisa realizada na atividade 2, da etapa 2, participe deste fórum e discuta com seus colegas: Quais os principais recursos didáticos disponíveis nas escolas públicas do Brasil? Quais as limitações e dificuldades da utilização desses recursos?

Etapa 2 – Ativ. 4 - Biblioteca

Elabore, um texto, discutindo: O conceito de recursos didáticos. A função dos recursos didáticos no processo ensino-aprendizagem. As possibilidades e limitações da utilização dos recursos didáticos em sua prática pedagógica. Disponibilize seu texto na Biblioteca – Material do Aluno, tema Recursos Didáticos, sub-tema Etapa 2.


OBS. Para encontrar o roteiro de atividades original, acesse o conteúdo do módulo e clik na opção escola e em seguida explore os links.


Por: Marcelo Carvalho

Nenhum comentário: