quinta-feira, 4 de junho de 2009

Como escrevem bem nossos alunos...

Recebi este presente, primeiro no meu e-mail, provoquei, pois não queria ser egoísta, então pedi que o presente fosse postado no blog. Aí a provocação foi aceita e o presente ficou mais bonito, e agora ganha o espaço principal do blog.
Ficará como farol para iluminar novas reflexões sobre o módulo e sobre o nosso curso.
Presentes como este é que me fazem acordar de madrugada e ficar ajustando turmas, pesquisando na internet, escrevendo explicações para o blog e respondendo muitos e-mails....

Obrigado Maria do Rocio Gonçalves

Eis o presente:

Trazendo Vigotsky nessa abertura de módulo, reitero que "quanto mais rica a experiência humana, tanto maior será o material disponível para a imaginação e a criatividade". Como eu havia escrito a você Marcelo, este módulo aguça muito a intuição e a imaginação. As crianças estão sem essa referência. As novelas de rádio possibilitavam as fantasias.
Hoje as imagens são dadas, está tudo muito pronto. E as pessoas se acomodam e pouco re-criam. Revisitaremos e vamos reinaugurar momentos especiais, incluindo o saber ouvir mais e melhor. Acuidades que aguçam mais a nossa criatividade. Por isso mesmo as experiências prometem ser muito especiais. Únicas! Sucesso a todos nós!

Maria do Rocio Gonçalves

5 comentários:

Rocio Rodi disse...

Agradeço a generosidade de estar nesse espaço especial. Em nome das novas aprendências e com elas o toque da amizade e mudanças. A educação precisa urgentemente dessas mudanças que buscamos para que nos aproximem mais e mais de nossos alunos e alunas. Esse novo mundo é deles. Em nome das novas alfabetizações e autorias estamos aqui numa rede colaborativa de educadores aprendentes-ensinantes.
"E a pergunta roda, e a cabeça agita. Eu fico com a pureza da resposta das crianças: é a vida, é bonita e é bonita" Somos com elas os eternos aprendizes! Viva Gonzaguinha!

Marcelo Carvalho disse...

Mais uma vez: obrigado!

Marcelo Carvalho

macedo disse...

Esses comentários são importantes pois é quando podemos perceber que o processo de aprendizagem está se dandode forma a alterar a percepção do mundo a partir de um novo paradigma baseado na informação/ comunicação

JSMACEDO

Marcelo Carvalho disse...

Macedo, os comentários além de evidenciar mudanças de paradigmas cumprem o papel motivadores e inspiradores para novas ações do curso.
Gostaria de ver muito mais comentários aqui no blog.

Marcelo Carvalho

Ana Léia disse...

Que bom você compartilhar tão bela refexão! Realmente precisamos reinventar os meios de fomentar a curiosidade e criatividade de crianças e adolescentes. Este módulo está me levando a uma reflexão maior sobre a importãncia de disseminar e incentivar o capacidade de criatividade e ecomunicação, principalmente entre os adolescentes.