segunda-feira, 22 de junho de 2009

Escolas interagem por meio de blogs



Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, localizadas nos 143 municípios paraenses, estão ficando cada vez mais próximas. O blog - página da internet com características de diário – é a ferramenta usada para encurtar distâncias e promover a interação entre escolas. Atualmente, mais de cem escolas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) já ingressaram no universo virtual. Entre elas está a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Camilo Salgado, localizada no bairro do Jurunas, em Belém. A escola entrou para o universo de blog's nesta semana, durante a Oficina de Blogs, que encerrou na sexta-feira, 19.

A Oficina, que teve duração de três dias, foi promovida no laboratório de informática da escola, por técnicos da Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE). Participaram das atividades professores, técnicos, e estudantes da 3ª Unidade Seduc na Escola (USE). A formação visa implantar uma rede de educomunicação nas escolas do Estado. A intenção, de acordo com a responsável pela oficina, professora Jamille Galvão, é fazer com que os professores utilizem essa ferramenta "como uma sala de aula", já que o blog, enfatizou, “está no mundo do aluno”.

Os alunos do 2º ano do ensino Médio, Vítor de Souza Duarte, 16 anos, e Alcênio Freitas Júnior, 16 anos, fizeram um blog somente para estudantes, intitulado "Camilo Salgado: a voz do aluno". O primeiro post, feito no segundo dia do curso, foi sobre a escolha da nova direção da escola. “O primeiro foi informando sobre as eleições para diretor, explicando o processo. Também queremos usar o espaço para divulgar os projetos da escola”, explicou Vítor. A idéia, acrescentou Alcênio, é usar o interesse dos alunos pela web. “Os alunos nem sempre estão por dentro dos projetos, mas são ligados na internet”.

Os blogs de escolas e USE's estão disponíveis no endereço: ctaeseducpa.wordpress.com. O espaço pretende ser o ponto de encontro de educadores lotados nas salas de informática da Rede Estadual. A página também contém informações de ações da CTAE e sobre o Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação.
Jamille Galvão informa que as escolas interessadas em receber as oficinas devem entrar em contato com a Seduc.

Texto: Mari Chiba
Foto: Rai Pontes

Texto publicado originalmente no site da SEDUC

Postado por Marcelo Carvalho

2 comentários:

Rocio Rodi disse...

"Escolas que aprendem" é um livro muito interessante de Peter Senge. A leitura nos faz perceber que somos professores que aprendem, muito diferente daqueles que pensavam tudo sabiam e por isso "ensinavam". Os blogs chegam nas escolas com uma nova filosofia, somos todos aprendentes em uma escola que aprende.
Passei por aqui também para presentear você com um selinho muito alegre que recebi da Marli, da comunidade dos "blogs_ educativos". Está lá no meu blog, passa por lá. As "alegrias culturais" é um termo de George Snyders cujo livro é "A alegria na escola", e que nos dá bons subsídios teóricos para discutir as tecnologias educacionais.
Sucesso e boas férias!

Marcelo Carvalho disse...

Mias uma vez obrigado, adicionarei o selo que indicas.

Um abraço,

Marcelo Carvalho