segunda-feira, 1 de junho de 2009

Orientações Iniciais


Módulo Básico
da
Mídia Rádio


Você e a Educação a Distância

A modalidade on-line de educação requer estratégias diferentes da presencial. Nela, você constrói sua aprendizagem de forma autônoma, administrando o tempo, o ritmo e o horário de seu estudo, interagindo com os materiais didáticos e com os participantes (tutor e colegas) por meio de Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

É extremamente importante você compreender que os materiais didáticos são em grande parte auto-instrucionais, ou seja, você terá condições de seguir as orientações informadas para realizar seus estudos e atividades por conta própria, podendo também contar com o apoio de tutores e colegas.

No decorrer deste curso é importante que você acesse o ambiente e-Proinfo de 3 a 4 vezes por semana a fim de acompanhar as interações, as novidades e as novas atividades.

Algumas sugestões para sua dinâmica de estudo

  • Estabeleça um plano de estudo - determine os dias e horários para entrar no curso.
  • Fixe um tempo mínimo de estudo, conforme seu próprio ritmo e suas necessidades.
  • Faça esquemas, sínteses e anotações particulares caso considere necessário.
  • Procure dialogar com os colegas.
  • Tente resolver objetivamente os problemas que eventualmente surgirão, recorrendo sempre que necessitar, à ajuda do tutor (num ambiente colaborativo de aprendizagem, as informações compartilhadas pelos colegas também são valiosas).

Carga Horária e Avaliação

Este módulo equivale a 15h de formação a distância. A sua avaliação como participante deste programa Mídias na Educação será continuada e acompanhará o seu processo de atualização inserindo-o em uma Comunidade Virtual de Aprendizagem. Desta forma, o seu desempenho não será considerado isoladamente, mas observado em relação ao grupo do qual você faz parte, a partir das interações realizadas em fóruns e biblioteca.

Dicas para o cursista

  • Explore o ambiente virtual de aprendizagem. Acesse a Ajuda on-line para mais informações sobre o ambiente virtual e-Proinfo: http://www.eproinfo.mec.gov.br/help/ index.htm e navegue pelas áreas do e-Proinfo até sentir-se familiarizado.
  • Experimente alguns de seus links e veja como funciona o acesso ao material ali disponibilizado.
  • Não deixe que a falta de conhecimentos sobre música ou de domínio da tecnologia de áudio limite suas ações.
  • Trabalhe em equipe, buscando sempre o apoio do grupo de trabalho: colegas, alunos e membros da comunidade.

Texto pesquisado em:


http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83223/instrucoesaousuario_orientacoes.htm


Disponível em: 30/05/2009


Marcelo Carvalho

Nenhum comentário: