quinta-feira, 4 de junho de 2009

Atividades do Módulo Básico Mídia Rádio

Módulo Básico da Mídia Rádio

Orientações sobre Atividades:

1-Fórum: Na Escola

Nós e o rádio

Descrição da Atividade:

Esta atividade introdutória pode ser considerada como uma pequena enquete sobre a relação das pessoas com o rádio em seu dia-a-dia.

Atividade:

Um pequeno questionário pode ser elaborado e distribuído ao grupo de trabalho com o qual se pretende desenvolver atividades educativas radiofônicas.
O questionário deverá ser aplicado na escola em que você trabalha ou em uma escolhida por você (opção para os que não trabalham em escolas) entre os diversos segmentos: alunos, professores, equipe gestora, funcionários e pais de alunos.
Após coletar as informações, faça a analise dos dados por categoria e em seguida com todas as respostas.
Sugerem-se as seguintes questões (Caso queira você poderá acrescentar outras):

Questionário:

1) Com que freqüência, habitualmente, ouço o rádio?
a. diariamente
b. de vez em quando
c. raramente

2) Quando ouço o rádio, eu…

a. concentro-me nesta atividade
b. tento ouvi-lo enquanto faço outras coisas
c. ligo e deixo tocar sem prestar muita atenção

3) Quando ouço o rádio, em que estou interessado?

a. educação (cursos)
b. informação (notícias)
c. diversão (música, humor)

4) Em minha escola, existem oportunidades para se ouvir o rádio?

a. quase sempre
b. eventualmente
c. raramente ou nunca

5) Dentro de um projeto pedagógico, na minha opinião, o rádio pode ajudar...

a. muito
b. um pouco
c. nada

Estas cinco questões podem ajudar a esclarecer o perfil de ouvinte, de quem as responde, tanto no sentido geral, quanto no que toca ao conhecimento específico do papel educativo do rádio.

Observações:

Escreva as suas conclusões no fórum específico do tópico Na Escola e debata esse tema com seus colegas.

2-Fórum: Projetos

Rádios e projetos pedagógicos

Descrição:

Nesta atividade você vai pesquisar e compartilhar com a turma outros projetos pedagógicos que utilizem o rádio.

Introdução:

Desde que expressões tais como “Interdisciplinaridade”, “Transversalidade” e “Pedagogia de Projetos” tornaram-se comuns em nosso meio, todos os espaços educativos, especialmente as escolas, incorporaram em seu cotidiano os projetos de ação pedagógica.

Estes são comumente caracterizados como “Projetos Político-Pedagógicos” (PPP) ou Projetos Pedagógicos — de grande abrangência — e também como diferentes modalidades de planos de ação — mais delimitados em seu tempo de duração e seus propósitos.

Esta segunda categoria de ações educativas propicia um largo emprego tanto das linguagens expressivas (música, teatro, artes em geral) quanto das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Pois bem: o rádio revela-se um meio privilegiado por representar, tanto uma amálgama de linguagens (teatro, literatura, música) quanto uma tecnologia comunicativa barata, eficiente e quase onipresente.

Atividade:

Você conhece projetos pedagógicos que utilizem o rádio como recurso de trabalho? Além dos exemplos mencionados neste site (e-proinfo), há uma série de outras iniciativas interessantes que merecem ser conhecidas. Então, aproveitando que estamos ligados a esta fonte inesgotável de referências que é a Internet, sugerimos que:

1. Pesquise outras experiências e faça uma relação de links interessantes;

2. Analise as diferentes formas de utilização do rádio nesses projetos, a partir de sua própria bagagem didático-pedagógica;

3. Compartilhe com sua turma e com seu tutor os resultados da pesquisa e as conclusões que achar pertinentes.

4. DICA IMPORTANTE: Vários projetos de rádio escola podem ser vistos no Portal do Professor do MEC. Para ver a parte do site em que eles estão, vá ao http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ e siga o caminho Links > Rádio Escola.

Observações:

Não esqueça de escrever as suas conclusões no fórum específico do tópico Projetos e debater este tema com seus colegas.


3-Fórum: Resumindo

Usando o Rádio na Escola

Descrição:

Pensando em como implantar um projeto pedagógico com o uso do rádio.

Atividade:

Agora que já acumulamos um grande volume de informações e aprofundamos nosso conhecimento sobre o tema com pesquisa, discussão e vivência, nada é mais pertinente do que transportar toda essa bagagem para o contexto educacional em que trabalhamos.

Você já utilizou algum programa ou trecho de programa de uma rádio na sala de aula com os alunos?

Em caso positivo Descreva a atividade realizada, os procedimentos metodológicos e os resultados alcançados.

Você pode mencionar quais atividades podem ser desenvolvidas além da leitura e da interpretação do texto radiofônico. Discuta também, com sua turma e com seu(ua) tutor(a), alguns aspectos da atividade já realizada por você ou, então, proponha novas atividades que possam ser desenvolvidas a partir da programação das rádios sintonizadas na sua região.

Em caso negativo baseado nos exemplos mencionados e na sua própria pesquisa, desenvolva uma proposta de atividade utilizando a mídia rádio e a execute em sua escola.

A atividade pode consistir em utilizar um programa de rádio de uma estação sintonizada na sua região ou a criação de um programa a ser executado na rádio de sua escola.

Obs. 1 - Os equipamentos da rádio podem ser improvisados com uma caixa amplificada, um microfone e um tocador de CD.

Obs. 2 – Caso utilize um programa da rádio local, a audição pode ser feita previamente ou na escola.

Obs. 3 -Não esqueça de escrever as suas conclusões no fórum específico do tópico Resumindo e debater este tema com seus colegas.

Aprofundamento:

A atividade 3, fórum resumindo, é uma atividade prática, precisa ser planejada e executada na escola e com a participação dos alunos.

Os debates devem focalizar a experiência e os resultados alcançados com a utilização da mídia rádio.

No fórum os alunos precisam apresentar a atividade e seus objetivos, a estratégia de aplicação e a analise dos resultados.



Atividade 4: biblioteca

Neste módulo teremos uma atividade obrigatória que será postada na biblioteca, porém, a mesma está em construção, em breve ela será postada aqui no blog.

Marcelo Carvalho




4 comentários:

Rocio Rodi disse...

Trazendo Vigotsky nessa abertura de módulo, reitero que "quanto mais rica a experiência humana, tanto maior será o material disponível para a imaginação e a criatividade". Como eu havia escrito a você Marcelo, este módulo aguça muito a intuição e a imaginação. As crianças estão sem essa referência. As novelas de rádio possibilitavam as fantasias.
Hoje as imagens são dadas, está tudo muito pronto. E as pessoas se acomodam e pouco re-criam. Revisitaremos e vamos reinaugurar momentos especiais, incluindo o saber ouvir mais e melhor. Acuidades que aguçam mais a nossa criatividade. Por isso mesmo as experiências prometem ser muito especiais. Únicas! Sucesso a todos nós!

Marcelo Carvalho disse...

Veja minha resposta na página principal.

Marcelo Carvalho

Tania disse...

Marcelo
Quando teremos a atividade 4? Desculpe-me, mas pretendo viajar no início de julho e não gostaria de ter atividades pendentes deste módulo. E nas férias, teremos o 5° módulo para desenvolver? Qual será para que eu possa ir estudando?
Bjs

Tania disse...

Marcelo
Quando teremos a atividade 4? Desculpe-me, mas pretendo viajar no início de julho e não gostaria de ter atividades pendentes deste módulo. E nas férias, teremos o 5° módulo para desenvolver? Qual será para que eu possa ir estudando?
Bjs