domingo, 16 de janeiro de 2011

Mais algumas palavras sobre o Eucarede


A experiência dos alunos e professores em participar do Projeto “Minha Terra” do portal Educarede foi construtiva e muito rica no aspecto do ensino e da aprendizagem utilizando a internet como ferramenta de autoria e de incentivo a pesquisa e a divulgação da cultural local. Mas podemos aumentar essa importância pelos objetivos que foram alcançados, além destes.

Os alunos conseguiram enxergar a cultura paraense por outros aspectos. O que era rotineiro, como as vendedoras de ervas no Ver-o-Peso e a receita de pudim de açaí ou a chuva que cai às duas da tarde em Belém, passaram a ser vistos como um aspecto cultural de suma importância para nós paraenses, pois é o elemento que nos diferencia quanto povo brasileiro e tem a marca do povo indígena, amazônico e caboclo. O reconhecimento disso, fez acender um sentimento de identidade e de amor pela “minha terra”, surgindo o desejo de declamar poesia pela nossa cultura.

Pará: Um lugar que te convida a ficar! (...)‫‏‬

Adapte-se ao nosso costume
Traga a sua rede
Durma de frente para o mar
Sei que vais gostar!
E depois assista ao mais belo espetáculo:
A nossa pontual chuva da tarde
Que todos os dias também vem nos visitar.
Sinta o cheiro, sinta o sabor
Deixe o vento da baía do Guajará te tocar
Égua! Isso é só uma pequena amostra
Do que é Belém do Pará!
(Maria Jackeline da Silva Cavalcante – aluna participante do projeto “Minha Terra” da Escola Estadual Dr. Agostinho Monteiro)

Cada atividade realizada no projeto confirmava que somos um país culturalmente muito rico em diversidade cultural. E nós, paraenses, tinhamos a cultura como um elemento diferencial. Ser reconhecida como uma das culinárias mais autêntica do país, fez sentido para os alunos quando visitaram o Ver-o-Peso e constataram a variedade de frutas, ervas, raízes e outros elementos naturais que poderia ser usado como remédio, na culinária e nas mandingas do dia a dia.

Participar desse projeto só acrescentou na minha formação 
não só como estudante, mas como pessoa, 
pois não há nada pior que um cidadão que não
conhece a sua cultura.
Esse projeto foi muito importante para mostrar o quanto
o Pará é rico em cultura e o quanto vale apena conhecê-lo mais afundo
e mostrar a sua beleza e as pessoas que aqui vivem.
(Vergiana Paixão – aluna participante do projeto “Minha Terra”
da Escola Estadual Dr. Agostinho Monteiro – entrevistada pelo autor)

Trecho extraído da Monografia: Projeto “Minha Terra”: cultura e autoria através da internet. Escrita pelo Professor Aderilson Parente, um dos professores que coordenaram o Projeto Educarede na Escola Agostinho Monteiro, em 2007 e 2008.

Texto compilado por Marcelo Carvalho

Nenhum comentário: