quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

ECNB: breve apresentação




Trata-se de uma ONG, localizada no bairro do Guamá, cuja trajetória ultrapassa 30 anos; esta longevidade, por si só, imprime respeito a qualquer Ong. Mas, além destas três décadas, outros elementos tornam esta entidade algo especial, como por exemplo a missão de semear livros e formar leitores em um dos maiores bairros da cidade de Belém.

ECNB significa Espaço Cultural Nossa Biblioteca e foi fundada por algumas religiosas da Igreja Católica, no início dos anos 80; elas eram popularmente conhecidas no Guamá como as "irmãs holandesas". Foi a percepção das dificuldades e da falta de um espaço adequado para reunir a comunidade e, ao mesmo tempo, oferecer um espaço de lazer, entretenimento e formação que impulsionaram as irmãs a fundarem a primeira biblioteca comunitária do Guamá e da própria cidade de Belém, até hoje, carente de bibliotecas.

Inicialmente, a biblioteca funcionava em uma pequena casa de madeira que posteriormente deu lugar a nova estrutura em alvenaria, uma ampla casa de dois andares onde, além da biblioteca, são desenvolvidas diversas atividades culturais e esportivas (existe uma pequena acadêmia de ginástica, onde a comunidade aprende algumas artes marciais). Em 2013, também funcionará um infocentro (Inclusão Digital), o Cine Guamá (os equipamentos foram doados pela UFPA).

No decorrer dos anos, novas demandas surgiram na comunidade e o ECNB tentou absrorver e apresentar respostas aos anseios dos moradores do Guamá; assim, dois novos espaços foram construídos: a Casa Açai e a Casa da Juventude.

A Casa Açai funciona em uma casa de dois andares e conta com amplas salas e uma piscina, cuja finalidade é desenvolver atividades com a chamada terceira idade. Neste espaço é ofertado hidroginástica e atividades culturais, resultando na criação do grupo de carimbó da Casa Açai, com integrantes entre 50 e 80 anos.

A Casa da Juventude foi pensada para ser um centro de formação profissional para os jovens do Bairro do Guamá, com forte atuação no ramo da confecção e moda. No espaço, existem cerca de 30 máquinas de costura e equipamanento de serigrafia. A ideia é ofertar cursos profissionalizantes tanto para a confecção de roupas ou peças intímas quanto para a customização de peças (serigrafia, boradado etc).

Em 2012, foi feito um amplo projeto de revitalização dos espaços e de conquistas de novas parcerias, pois os últimos anos foram marcados por grave crise econômica que limitou a atuação do ECNB. A saída encontrada foi a captação de recursos via editais e parcerias. O trabalho foi concretizado e os resultados estão aparecendo.
O único projeto de Belém do Pará, contemplado com o Projeto Criança Esperança (UNESCO - Rede Globo) foi o apresentado pelo ECNB.

Além desse projeto, a entidade articulou a formação de uma rede entre as entidades Lar Fabiano de Cristo, Lar de Maria, Berço de Belém, Escola Moarana e o ECNB. A formação da rede possibilitou a conquista do apoio do Instituto C&A, que viabilizará a execução do Projeto Rodas de Leitura, que beneficiará crianças e jovens do bairro do Guamá.

Apesar de contar com a Casa Açaí e com a Casa da Juventude e desenvolver diversos projetos paralelos, o foco do ECNB é a formação de leitores e a prioridade é a biblioteca; neste sentido foi firmado convênio com a UFPA e com a UEPA, que entre outras coisas objetivam possibilitar a atuação dos alunos dos cursos de biblioteconomia (UFPA) e de Pedagogia (UEPA). Os primeiros trabalham na organização e catalogação do acervo e os segundos no desenvolvimento de atividades pedagógicas que valorizem o livro e provoquem nos visitantes da biblioteca o amor pela leitura.

Ficou interessado? Quer saber mais?

Temos três caminhos: nosso blog, nosso facebook ou mesmo uma visita ao ECNB. Ficaremos honrados em recebê-los.



Endereço: Travessa 25 de junho, 214 - Guamá - Telefone: 55 (91) 3269-6052 CEP: 66 075 513

E-mail: ecnbiblioteca@gmail.com

 
Marcelo Carvalho

Nenhum comentário: