sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Dica Cultural

Grupo de Teatro da Unipop apresenta “Catimbas, Curimbós e Canalhices – Uma Outra História do Brasil

O Grupo de Teatro do Instituto Universidade Popular apresenta no período de 8 a 11 deste mês, no Memorial dos Povos Indígenas, localizado no Complexo Ver-o-Rio, o espetáculo “Catimbas, Curimbós e Canalhices – Uma Outra História do Brasil”. O roteiro se baseia na “espetacularidade” da história de criação do Brasil, um texto de autoria de Hudson Andrade e Carlos Correia Santos, sob a direção de Alexandre Luz, coordenador do Programa de Arte-educação da Unipop.

A história se inicia com os representantes das três etnias - brancos, negros e índios-, que, em meados do século XIX, aguardam a chegada da família real, a qual, segundo rumores, desembarcaria na ilha de Mosqueiro, região distrital de Belém do Pará. A notícia cria discórdia entre os personagens, considerando que um dos grupos defende a idéia da estada da realeza na Bahia e outro no Rio de Janeiro.

No entanto, os lusitanos que vêm pelo mar são mercenários enviados pela Coroa para sondar a situação da, então, colônia americana, a fim de melhor receber a verdadeira realeza. Acontece que os que aqui esperam acreditam que os mercenários são os próprios monarcas. Fato que, ao ser percebido, não é desmentido pelos portugueses, já que estes, por sua vez, enxergam vantagens valiosas com a confusão.

“Catimbas, Curimbós e Canalhices” trata, com humor escrachado, da formação social, cultural e econômica do que foi um dia a Ilha de Vera Cruz; fazendo um rápido paralelo com situações, hoje, vivenciadas em nossa sociedade.

Na trama, o enredo retrata também algumas situações cotidianas de um grupo de teatro mambembe, no qual os personagens, em algum momento, confundem-se com os próprios atores e atrizes do Grupo de Teatro da UNIPOP. A atmosfera antropológica criada por ocasião da chegada de estrangeiros a estas terras, dando novos rumos a uma história – que embora existente – é desconhecida para o dito velho mundo “civilizado”, suscita algumas reflexões: E se não tivesse começado na Bahia? E se fosse mais ao Sul? Ou mais ao Norte? E se fossem os franceses e não os portugueses?

Desta forma, o Grupo de Teatro da UNIPOP leva seu espetáculo de 2011 de volta ao começo do Século XIX para o público repensar um momento de transformação nas relações luso-brasileiras e fazer de “Catimbas, Curimbós e Canalhices – Uma Outra História do Brasil”, uma nau para chegarmos a tantos outros Brasis.


Ficha técnica

· Elenco:

Amanda Santos, André Souza, Claudia Santiago, Gabriela Mendonça, Geovani Moia, Jorge Anderson, Maria Silva, Nete Pamplona, Vanda Lopes, Walter D’Carmo e Washington Luis;

· Texto: Hudson Andrade e Carlos Correia Santos;

· Cenário: Jorge Cunha e Anderson Pimentel;

· Figurino: Iracema de Sousa, Nete Ribeiro e Rodolfo Gomes;

· Arte em Cartaz e Estandartes: Andrei Souza;

· Operadora de Som: Letícia Ramos;

· Operador de Luz: Adriane Gonçalves;

· Direção: Alexandre Luz

Serviço:

Espetáculo:Catimbas, Curimbós e Canalhices – Uma Outra História do Brasil

Data: 8, 9 e 10/ 12, às 20h, e no dia 11/12 às 19h

Endereço: Memorial dos Povos Indígenas, localizado no Complexo Ver-o-Rio
Contato: (91) 8399-0807 (Alexandre Luz) ou 3224-9074 (UNIPOP)

Entrada Franca

Nenhum comentário: