terça-feira, 5 de julho de 2011

Professores blogueiros


 


 Ideias para o grupo dos professores blogueiros

No último domingo, dia 03/07, foi criado o grupo professores blogueiros, no facebook. A ideia nasceu de um questionamento de vários professores: 

como utilizar as redes sociais para a realização de projetos pedagógicos?

A estratégia será articular os blogs e a rede social, potencializar a torca de ideias, incentivar o debate sobre temas relacioanados a educação, ao cotidiano das escolas, professores e alunos.  E principalmente criar projetos pedagógicos coletivos, projetos que possam ser experimentados em várias escolas ao mesmo tempo.
As redes sociais atraem cada vez mais a atenção das pessoas e o blog permite fixar melhor a identidade entre o blog, seu editor e seus leitores. 
O blog é uma ferramenta de comunicação assincrona, já a rede social é sincrona (também pode ser assincrona, mas sua melhor possibilidade é a comunicação sincrona). A soma ou junção do blog com a rede social torna a comunicação mais ágil e completa. Cria um espaço para interatividade, por exemplo, pode-se executar a ação na escola e depois avaliar, comentar, refletir sobre os resultados etc.

Participação no grupo:

A inclusão dos membros tem sido feito por convite enviado pelo próprio facebook, conforme localizamos um professor na rede o convidamos, mas quem desejar participar também pode enviar sua solicitação, e pelo mesmo principio quem optar por sair, poderá enviar seu pedido de desligamento, tudo muito democrático e transparente.
O grupo dos professores blogueiros já conta com mais de 30 participantes e ontem fizemos nosso primeiro bate-papo, trocamos ideias sobre a criação de uma rádio, também compartilhamos links de rádio web e uma poesia da professora Wanessa Cardoso, o grupo promete! 
No bate-papo tinha professor de Belém, Ananindeua e Soure (Marajó).
Qualquer professor pode participar, mesmo que não tenha um blog, pois a ideia é também aproximar os editores dos blogs dos possíveis leitores.
Vou ficando por aqui, este texto será publicado em meu blog e compartilhado com o grupo, a ideia é que ele torne-se o nosso primeiro texto coletivo e venha a ser uma espécie de manifesto-estatuto do grupo.

Marcelo Carvalho

2 comentários:

Profª Doralice Araújo disse...

Prezado Marcelo: não tenho página no Faceboock, mas compartilhei no Twitter um link sobre a ideia de "Professores blogueiros"; espero que ajude a divulgar a sua postagem.

Receba o meu abraço, colega professor.

Marcelo Carvalho disse...

Bom dia Doralice,

Com suajuda nosso grupo se fortalece.

Obrigado pela força.

Um abraço,

Marcelo Carvalho