terça-feira, 12 de julho de 2011

A Cabanagem e o UCA

Projeto UCA - Um Computador por Aluno
Objetivo: Promover a inclusão digital de professores e alunos em cerca de 300 escolas de todo o país, é um projeto educacional pautado na utilização dos recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC.


Portal do Professor

O Portal do Professor é um espaço para troca de experiências entre professores do ensino fundamental e médio. É um ambiente virtual com recursos educacionais que facilitam e dinamizam o trabalho dos professores.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html


A Cabanagem


"A Cabanagem do Pará é o único movimento político do Brasil em que os pobres tomam o poder, de fato. É o único e isolado episódio de extrema violência social, quando os oprimidos – a ralé mais baixa, negros, tapuios, mulatos e cafuzos, além de brancos rebaixados que parecem não ter direito à branquitude, (...) assumem o poder e reinam absolutos, eliminando quase todas as formas de opressão, arrebentando com a hierarquia social, destruindo as forças militares e substituindo-as por algo que faz tremer os poderosos: o povo em armas." (CHIAVENATO, Júlio José. Cabanagem: o povo no poder. São Paulo: Brasiliense, 1984. pp. 12-14.)

 Especial Cabanagem, p. 1. Gazeta Santarém. Disponível em: http://pt.calameo.com/read/0002154336cb054c09126 Acesso em 10/04/2011 (citado na aula das autoras)

Articuilação entre o UCA, o Portal do Professor e os conhecimentos sobre a Cabanagem, onde encontrar?

O excelente blog da professora Doralice "Na Mira do Leitor", em uma postagem sobre a divisão do Pará, fez referência a História da Cabanagem. Me embrenhei nos links propostos pela autora e visitei o Portal do Professor, lá encontrei uma sugestão de aula, feita por uma participante do Projeto UCA.

A autora da aula é a professora Lucimar Prata e a co-autora é a professora Leide Turini, ambas de Uberlândia, MG.

A aula disponível traz excelentes referências sobre a Cabanagem, inclusive um jogo desenvolvido por pesquisadores da UFPA.

Ao examinar o conteúdo lembrei-me das dificuldades que enfrentava, em um passado não muito distante, para ministrar aulas sobre a História da Amazônia, da carência de textos e fontes. Felizmente a internet e principalmente as políoticas públicas do Governo Federal (UCA, PROINFO, Portal do Professor) estão contribuindo para modificar este cenário.

Acesse a aula Aqui


Marcelo Carvalho

Um comentário:

Profª Doralice Araújo disse...

Prezado Marcelo: fico bem contente ao avistar a conversa blogueira que estamos construindo.

Não sei o que acontece, mas não consigo comentar na caixinha específica qualquer comentário dos leitores que visitam o Na Mira, caso contrário agradeceria a sua visita e as palavras de estímulo, sempre muito importantes a qualquer blogueiro.

Parabéns pela aula sobre a Cabanagem; gostaria de trocar e-mail com você acerca de uma proposta didática. Poderá entrar em contato comigo? Grata.